Monte Belo do Sul celebra legado gastronômico

29

o

10º Polentaço ocorre dias 18 e 19 de maio com tombo de polenta de 800kg

Carinhosamente eleita como espécie de patrimônio imaterial da Serra, a polenta é mais do que uma iguaria trazida pelos imigrantes italianos como alimento de resistência – também é o manjar identitário de seu povo. Tanto que é motivo até de festa em Monte Belo do Sul. Na Praça Padre José Ferlin, entre os dias 18 e 19 de maio, ocorre a 10ª edição do Polentaço, uma verdadeira celebração à mistura de farinha de milho, água e sal que alimentou as esperanças dos italianos em sua nova pátria.

Para comemorar esse legado gastronômico, várias atrações artísticas – e gratuitas – envolvendo cantoria e danças típicas foram combinadas à programação culinária da festa, cujo ponto alto é o tombo de 800 quilos de polenta. A virada da polenta gigante ocorrerá em duas ocasiões, no dia 18, às 17h15min, e no dia 19, às 14h30min. Ao redor da praça, vários empreendedores locais oferecem, em barraquinhas, diversas experiências da gastronomia típica regional – tendo, logicamente, a polenta como protagonista.

Outra atração – essa não exatamente comestível, mas que, assim como a comida servida na festa, dá vontade de comer com os olhos –, é a exposição de esculturas feitas com polenta. Em cartaz no Salão Paroquial, a mostra é tida como a única no mundo na categoria e compõe, ao lado da exposição fotográfica que envolveu escolas do município, um momento para as artes visuais.

A ode à conhecida fartura gastronômica da Serra segue reinando nas atrações que complementam a programação do Polentaço, também vitrine da agroindústria local. Chimias, pães, biscoitos, salame e queijo, entre outros produtos, também fazem parte da orgia alimentar do evento – assim como os vinhos e espumantes locais, em evidência em virtude do Dia do Vinho Brasileiro, afinal estamos na Serra. Os dois dias de festa são marcados, ainda, por diversas apresentações artísticas e musicais, valorizando a cultura local.

Serviço

O quê: 10º Polentaço

Quando: dias 18 e 19 de maio

Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

Programação

18/05 – Sábado

12h: Apresentação Coral Municipal Musicando Melodias e Coral Infantojuvenil Alegria de Cantar

12h45: Apresentação do Grupo Acordes

13h45: Apresentação do Grupo de Danças Fabembalare

15h: Apresentação da Fanfarra Bersaglieri

16h: Abertura oficial

17h15: Tombo da Polenta Gigante

18h: Apresentação do Grupo de Danças Infantis Piccoli Balerini

19h: Show de humor com Felipe Pires

20h: Show de Adriana de Los Santos

19/05 – Domingo

10h às 12h: Programa La Nostra Gente (rádio Liberal FM)

12h: Apresentação de Amici Del Cantare

12h30: Apresentação da Banda Municipal de Monte Belo do Sul

13h: Show de danças com Grupo Ballo D’Italia

14h: Show com Grupo Vicentino

14h30: Tombo da Polenta Gigante

14h40: Show com Ragazzi Dei Monti

16h40: Premiações do Torneio de Bochas e Concurso Monte Belo: Nosso Lugar

17h: Show com banda Nova




Deixe uma resposta