Notícias de Bento – Segunda edição do Programa Bento+Vida

531

Bento+Vida: Seu Filho em Segurança capacita mais 950 profissionais

Na noite de terça-feira, 29, ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes a formatura dos 950 profissionais da rede municipal de ensino do Programa Bento+Vida: Seu Filho em Segurança. A capacitação é pioneira no Rio Grande do Sul em Primeiros Socorros e envolveu corpo diretivo, funcionários e equipes das Escolas de Ensino Fundamental, Médio, Integral e Especial, de Escolas Infantis Particulares, alguns profissionais, que ingressaram neste ano, das Escolas Municipais Infantis e colaboradores do SESI.

De março a setembro deste ano, a Secretaria de Educação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil realizaram o curso onde os servidores tiveram noções sobre acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas, forma adequada de acionar os Bombeiros, conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou ter uma parada cardíaca. Juntamente com a primeira edição, totaliza-se 1850 profissionais capacitados.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressalta que é “importantíssima esta formação, os profissionais se sentirão mais seguros perante algum acidente que por ventura aconteça, estão preparados para agir, de maneira correta, até a chegada de socorristas. É uma aprendizagem que poderão usar no dia a dia, na sua vida profissional e particular.”

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin “Contar com profissionais que sabem o que fazer numa situação de emergência, onde cada minuto vale muito, é fundamental para essa proteção às nossas crianças, e foi pensando nisso que capacitamos todos profissionais da educação”.

A professora Solana Côrrea, que realizou o curso salienta “que essa iniciativa é de extrema importância. Essa capacitação nos deixa aptos para fornecer os primeiros socorros até o profissional. E isso nos auxilia também em situações corriqueiras como em casa,quando ocorre na rua. Sempre a vida em primeiro lugar”.

A secretária da EMEF Princesa Isabel, Fabiane Bortolon, portadora de deficiência visual, destaca que o curso “nos trouxe um conhecimento de como proceder em relação aos Primeiros Socorros até a chegada do Samu. Dependendo da situação, temo conhecimento do que fazer e o que não fazer e isso é essencial neste atendimento à pessoa que sofreu o acidente”.

Em abril de 2018 por meio da proposição do Vereador Gustavo Sperotto, foi aprovada na Câmara de Vereadores a proposta que institui a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino infantil e fundamental do município a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros.

A solenidade contou com a apresentação musical realizada pelos servidores Franciele da Rosa, bem como, do vereador Sidinei da Silva, representando a Câmara de Vereadores, secretários municipais, funcionários do Samu, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O ato fez parte da programação do mês de aniversário dos 129 anos de Bento Gonçalves: Somos todos Bento.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon




%d blogueiros gostam disto: