Parceiros Voluntários amplia alianças regionais

Escola José Fanton é a nova integrante do ‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’ e se une a escolas de Bento e Monte Belo do Sul. Outros projetos da ONG também estimularam o bem-estar nos últimos meses

O intuito de propagar a cultura do voluntariado leva a ONG Parceiros Voluntários a ampliar seu alcance para além dos limites de Bento Gonçalves – e atingir também cidades da região. A distância de pouco mais de 20 km até o município vizinho de Farroupilha se torna irrelevante quando o assunto é fortalecer a corrente do bem. A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Fanton aderiu ao projeto ‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’, no viés do meio ambiente, e se uniu às escolas de Bento e Monte Belo do Sul cadastradas na iniciativa.

Na instituição de ensino, quem participa do projeto são alunos das turmas do 5º ano – 35 estudantes no total. Com a trilha ambiental como norteadora, as professoras Patrícia Cherobim Rotilli e Nádia Cristina Pissaia – sob a tutela da diretora Marli Bortolini da Silva – propõem, aos jovens, atividades voltadas à conscientização sobre o cuidado com a natureza. “Nós elaboramos ações que visem um engajamento dos alunos com a questão ambiental. Por isso, propomos a criação de folders de conscientização, coleta de tampinhas e limpeza dos ambientes da escola com fixação de cartazes a respeito da separação correta do lixo”, destaca a educadora Nádia.

Apesar da inscrição dessa turma em especial, todas as séries, de uma forma ou de outra, participam das recreações. “A escola também promoveu, neste ano, a Gincana Ecológica, que estimulou a colaboração dos estudantes do 5º ao 9º ano – sempre com o propósito de conscientizar”, reforça. A tribo foi batizada como ‘S.I.M. – Sensibilizar, Informar e Mobilizar’.

O ‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’ é uma mobilização voltada aos alunos de escolas de ensino fundamental ou médio de todo Rio Grande do Sul. Também podem participar familiares e membros da comunidade onde as instituições de ensino estão inseridas. São três trilhas existentes no projeto: cultura, educação para a paz e meio ambiente – a escolhida pela escola farroupilhense.

Ações solidárias frequentes

Se na educação a Parceiros estimula a prática de ações conscientes, a ONG também estende o braço ao fortalecimento da solidariedade na praticidade do dia a dia. Nos últimos meses, a instituição promoveu, por meio de seus voluntários físicos e jurídicos, iniciativas voltadas à prática do voluntariado. Em abril, a conveniada Iva Espaço da Beleza disponibilizou cortes de cabelo a meninos de 13 a 17 anos atendidos pelo projeto Curumim, mantido pelo 6º BCom de Bento Gonçalves. No mesmo mês, o salão de beleza Jane Beauty levou alegria a pacientes da ala oncológica do Hospital Tacchini – promovendo um dia especial de embelezamento e descontração.

Mais do que um desfile de moda, o ‘Eles na Passarela’ 2019, realizado em maio, também teve o toque solidário da ONG. Promovido pela Associação Bento-Gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí), o suporte para o preparo dos ‘modelos’ foi concedido mais uma vez pela Jane Beauty – reforçando seu viés solidário.

Agasalhos aos que necessitam

O último mês ainda reservou um ato nobre e que certamente amenizará a situação de pessoas mais necessitadas durante a estação mais fria do ano. A Campanha do Agasalho 2019 encampada pelo Sicoob Vale do Vinho mobilizou diversos estabelecimentos de Bento Gonçalves – entre supermercados, lojas e instituições locais. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Félix Faccenda, no bairro Municipal, e a Ação Social São Roque foram beneficiadas com a entrega de bolsas, mochilas, cobertores, lençóis, calçados e mais de 700 peças de roupa.

Todas as doações passaram por uma triagem e foram encaminhadas para essas comunidades carentes que, muitas vezes, dependem do voluntariado para a manutenção de algumas atividades. “É com muita satisfação e alegria que compartilhamos essas informações da nossa campanha do agasalho 2019. Aumentamos o número de parceiros e também de doações”, comenta a representante do banco, Daiana Sandrin.

Faça parte da corrente voluntária

Os interessados em participar – sejam pessoas físicas, jurídicas ou escolas que desejam aderir ao ‘Tribos’ – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. As iniciativas variam conforme o interesse de cada instituição ou voluntário individual. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br, com a coordenadora da ONG, Angélica Somenzi.




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz