Categorias

Rolê Coolture Trip evidencia a linguagem contemporânea das danças urbanas

15

Você sabe o que significa rolê? Na linguagem Hip-Hop significa passeio, viagem. O novo projeto de Bruna Ferreira retrata um circuito de seus registros fotográficos, evidenciando a Cypher Vico, um dos principais pontos de encontro urbanos da Cultura Hip Hop que ocorre semanalmente em Bento Gonçalves, na Praça Vico Barbieri.

Contemplado pelo Edital de Fomento da Cultura Popular, o projeto Rolê Coolture Trip reafirma novos contextos de emergência da cena cultural de Bento Gonçalves, promovendo novos códigos estéticos e diálogos sobre dança, artes visuais e comportamentos culturais. Também afirma a construção de uma autoria artística.

Afinal, Bruna Ferreira teve seus primeiros contatos com a Cultura Hip Hop na praça onde fez seus registros fotográficos. Além de se tornar uma praticante das danças urbanas, ela percebeu falta de registros dessa manifestação. Começou de forma amadora e informal, mas foi refinando a prática fotográfica e buscando sua profissionalização. Outra faceta desse processo é o livro de registros Nossa casa: Cypher Vico e a realização da Expo Coolture Trip, feita com recursos próprios.

“Dessa exposição o que eu mais gosto é o calor, pensei em juntar o conceito do encontro da Cypher da Vico, mas sem mostrar especificamente dança, e sim o que acontece em todo o rolê que é estar na Vico. A criançada brincando, interagindo, o sol que invade a cypher durante as tardes. Vendo a exposição se entende que o rolê une dança, a necessidade de estar ao sol e tudo o que rodeia a cypher na praça”, diz Bruna.

A Exposição

Criada em 2017 e mostrada pela primeira vez na galeria da Fundação Casa das Artes, o Rolê Coolture Trip inicia seu circuito a partir de 05 de agosto, às 19h, no SESC Bento Gonçalves, seguindo depois para a Livraria Dom Quixote, em Bento Gonçalves, a Casa De Criar, de São José Do Rio Preto, a Casa de Cultura Afrouruguaya, em Montevidéu, no Uruguai e a ACHE Casa da Cultura Hip Hop, em Esteio.

Os recortes visuais estão reunidos em 10 trabalhos, de tamanhos 100x80cm, em material de pvc, todos coloridos. As imagens foram feitas entre 2018 e 2019 e, nesta proposta de circulação, o trabalho também ganha outros suportes, poisa  exposição também será dotada de QR Codes que linkam para vídeos exclusivos dos artistas dançando, e falando de suas caminhadas artísticas.

Os protagonistas das cenas registradas pela fotógrafa são, além dos b.boys e b.girls que “colam” na Vico desde 2012, os anônimos e parceiros que circulam por lá por afinidade ou simpatia, o espaço, o ambiente, o fluxo dos movimentos as danças urbanas na paisagem da cidade.

No dia de abertura da exposição, às 18, a Bgirl Ramony dará uma aula de danças urbanas para os interessados. A atividade é gratuita e prevê passos básicos e exercícios de ritmos na dança breaking.

Serviço

O que: Exposição Rolê Coolture Trip, com fotografias de Bruna Ferreira

Quando: abertura dia 05, às 19h

Onde: SESC Bento Gonçalves (Rua Cândido Costa, 88, Centro)

Entrada franca

Assessoria de Comunicação Social

Créditos: Divulgação




Deixe uma resposta