Secretaria da Agricultura promove mais um curso voltado ao interior de Bento

45

O cronograma de capacitações oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento Rural, às comunidades do interior, segue intenso. Nesta quinta-feira, 11, foi aberto mais um curso de “Tortas e Docinhos Caseiros”, na Linha Ferri, distrito de Faria Lemos, beneficiando onze moradores.

Nesta semana, outros dez moradores da Linha Cruzeiro, do distrito de São Pedro, receberam o curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Sendo a terceira edição de capacitação com essa temática desse ano, o curso de “Tortas e Docinhos e Caseiros”, também realizado em parceria com o SENAR, está sendo ministrado pela instrutora Marinez Demarco. Com 16 horas de duração, a capacitação encerra nesta sexta-feira, 12.

Dentre os conteúdos ministrados estão: a Higiene e Saúde na Manipulação de Alimentos; Segurança e Saúde no Trabalho – prevenção de acidentes; Cuidados com o meio Ambiente; Preparação dos Ingredientes; Embalagem e Armazenamento; e desenvolvimento de receitas de diversas tortas e docinhos.

O secretário da pasta, Dorval Brandelli, e a coordenadora das capacitações, Sheila Carvalho, acompanharam a abertura do curso.

Segundo Sheila, “o foco do Programa Municipal de Qualificação é oferecer capacitações das mais diversas áreas do conhecimento que oportunizem as famílias rurais e suas comunidades momentos de aprendizagem e discussão sobre o desenvolvimento da região”.

O Secretário pontuou “que as capacitações, incentivadas e subsidiadas pela Administração Municipal, juntamente com as entidades parceiras, especialmente Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater, além de propiciarem aos participantes um melhor aproveitamento dos produtos e qualificação na alimentação caseira, objetivam incentivar o surgimento de agroindústrias familiares. Essas atividades acrescentam patrimônio e conhecimento à propriedade, resultando em aumento de renda e riqueza, contribuindo fortemente para a permanência da família e seus sucessores na propriedade.”

Os próximos cursos estão agendados para os meses de setembro e outubro, com a temática de Floricultura, para as comunidades da Capela das Almas, linhas Cruzeiro e Paulina. Em novembro, outras duas capacitações em Informática estão sendo definidas.

Participam do curso de Tortas e Docinhos Caseiros: Daniela Dorgigon Mezadri, Vanusa Candaten, Anair Sperança, Cristina Cimadon, Adriane Zdunek, Teresinha Argenta, Teresinha Tonet, Marileia Tonet, Iraci Careguinato, Adriane Marim e Marilene Trevisan.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

? Divulgação




Deixe uma resposta