Tertúlia Mestre reúne 4 mil pessoas no Ginásio Municipal de Esportes

110

Na noite de sexta-feira, 13, o Ginásio Municipal de Esportes foi o cenário da 11ª edição da Tertúlia da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara. 3.400 pessoas compareceram ao local para apreciar as 24 apresentações dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio do educandário. Anualmente, ela envolve a direção, professores, funcionários, coreógrafos, pais, familiares e alunos sob signo do Tradicionalismo.

Em seu pronunciamento, a diretora Margarida Proto destacou que a “Tertúlia é criatividade, empreendedorismo e renovação. O projeto além de desenvolver a Cultura Gaúcha e a abordar questões da história de nosso povo, agrega valores de todas as áreas do conhecimento, respeitando as diferenças, as regras e os limites fundamentais para o convívio em sociedade”.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “essa noite é muito importante para Bento Gonçalves, pois presenciamos um trabalho de empenho, de garra, de força e de beleza que todos os envolvidos na Tertúlia apresentam sobre a Cultura Gaúcha. A Cultura tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano e da sociedade e a Cultura Gaúcha é um das mais ricas do nosso país”.

Os vencedores da noite foram: 1° colocada turma 33M – Tema: A imigração italiana no Rio Grande do Sul; 2° colocada turma 31M – Tema: casa a elétrica: um símbolo da música Gaúcha; 3° colocada turma 25 M – Tema: a influência da América Latina na música e dança Gaúcha; 4° colocada turma 22 M – Tema: Alambrador; 5° colocada turma 23 M – Tema: Herói Gaúcho.

Os temas abordados nas apresentações foram: Base Aérea de Santa Maria; Imigração Italiana no Rio Grande do Sul; Velório e Suas Crenças; A Importância da Fotografia do Registro Histórico do RS; A Saga de Santos Dumond e o desbravamento dos céus do meu Sul; A importância do violão na música brasileira; Imigração espanhola no estado do Rio Grande do Sul; A lenda do Negrinho do Pastoreio; A influência da América Latina na música e dança gaúcha; Os símbolos da bandeira do RS; Dos indígenas as origens do gaúcho pampa; Casa a elétrica: Um símbolo da música gaúcha, Alambrador;  Negrinho do Pastoreio e Boi Tatá; Primeiro batalhão ferroviário; O fogo e todos os seus significados; Fotografia; Herói gaúcho; Carreirada; Influência afrodescendente na cultura gaúcha; A inclusão da mulher da cultura gaúcha; Galpão Crioulo; Tropeiros; e O jogo do truco.

O corpo de jurados da 11ª Edição foi formado por Adiles Rodrigues de Freitas, Iraci Dalla Valle, Moacir Correa, Verônica Borges dos Santos e Douglas Uilliam de Quadros da Silva.

A Tertúlia Mestre integrou a programação dos Festejos Farroupilhas 2019.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon




Deixe uma resposta