Trabalho de comunicação com Imigrantes Haitianos já tem resultados positivos

119

O trabalho iniciado há 30 dias, na Secretaria Municipal de Saúde tem resultados positivos tanto para os imigrantes haitianos, quanto para os profissionais da saúde do Município. O Haitiano, Jonel Pierre está atuando com o objetivo de estreitar a comunicação e buscar a interlocução entre os serviços oferecidos pela Prefeitura e a comunidade haitiana.

“Nossa maior dificuldade era na comunicação. Muitas vezes não conseguíamos fazer o tratamento mais adequado devido a esta barreira. Agora conseguimos localizar os pacientes, trazer para dentro da Unidade, entendermos mais sobre a cultura deles, além de interligarmos os serviços que oferecemos, através da Prefeitura”, ressalta o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

Atualmente Bento conta com cerca de mil haitianos, sendo que 700 estão inscritos no Cadastro Único.

“É um trabalho bem legal, que o povo haitiano gosta muito. Antes eles tinham muita dificuldade de comunicação nas Unidades de Saúde, então eu ajudo no entendimento com os enfermeiros, nas consultas médicas, na utilização dos medicamentos”, explica Jonel Pierre.

A médica da Estratégia da Saúde da Família no bairro Tancredo Neves/ Conceição, Jéssica Maria Cionek destaca a importância do trabalho realizado por Pierre. “Tem sido fundamental porque antes era muita dificuldade de comunicação. Temos as gestantes, crianças e agora os idosos que precisam muito da nossa atenção”.

Confira mais sobre o trabalho que está sendo realizado no A Cara de Bento: https://youtu.be/mT6hSRHu_lg

Assessoria de Comunicação Social




%d blogueiros gostam disto: