OS VINHOS E OS JOVENS: UMA PROMISSORA RELAÇÃO – Por Maiquel Vignatti Sommelier

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“Quando se fala em vinho, muitas pessoas logo imaginam um ambiente sofisticado, frequentado por pessoas mais vividas, com uma experiência de vida que lhes permite apreciar a bebida e tudo o que ela tem a oferecer. No entanto, este cenário está gradualmente mudando, com um crescente interesse do público jovem pela cultura do vinho.
A tal da Geração Y está no radar dos produtores de vinho por diversos motivos. Em primeiro lugar, é importante lembrarmos que esse consumidor não costuma ter um poder de compra elevado, buscando vinhos mais acessíveis. Em ocasiões especiais, em vez de gastar em um vinho de mais qualidade, acabam optando por um diferente, feito com uma uva ou processo atípicos.
Os produtores vêem no público jovem uma oportunidade de mercado para inovar e vender vinhos mais simples em maior escala.’
Além disso, por estarem sempre conectados, esses jovens acabam compartilhando informações e opiniões sobre os produtos, servindo como feedback e possibilidade de se enxergar novos mercados e oportunidades. Um exemplo é vinho em lata, uma nova forma de embalagem que visa atender a necessidade desse público, que tem o costume de se reunir para festas e churrascos com maior frequência, necessitando de um formato mais prático para o transporte e consumo.
Outro ponto a ser considerado por esse novo público é o fator saúde. O vinho possui menos açúcares e teor alcoólico do que os destilados pesados, também muito consumidos pelos jovens.
Isso, aliado ao fator social e econômico, além de toda a aura de glamour proporcionada pela cultura do vinho, acaba atraindo muito mais o público a experimentar a bebida e mudar seus hábitos.

A popularização da bebida pelos jovens nos mostra que ainda há espaço para inovar e crescer em todo o mundo, e em especial aqui no Brasil.




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