Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
60% dos jovens brasileiros já foram roubados, aponta pesquisa 60% dos jovens brasileiros já foram roubados, aponta pesquisa
By Volben Propaganda On 3 jun, 2016 At 12:56 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

maxresdefaultUma enquete realizada com 18.244 pessoas de 15 a 26 anos mostrou que 60% dos jovens brasileiros já foram roubados ou sofreram tentativas de roubos. O estudo foi feito pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) entre os dias 25 de abril e 6 de maio e as respostas foram coletadas pela internet.

Segundo a pesquisa, 23,22% dos respondentes (4.237 pessoas) foram vítimas de roubo mais de uma vez e 30,98% (5.652 jovens) contaram que foram assaltados apenas uma vez (saiba mais ao lado).

“O que a gente percebe é que os jovens não acreditam na importância do registro do Boletim de Ocorrência. Eles pensam que não precisam relatar esses casos para as autoridades, mas é justamente o contrário”, alerta o analista de treinamento do Nube, Marcelo Cunha, ao defender a importância da participação da sociedade em ações de combate ao crime.

Entre as medidas necessárias para inibir os casos de violência, indica Cunha, estão os programas preventivos, canais de denúncia, estudo de violência e criação de varas e promotorias especializadas.

O especialista em segurança e professor de Direito da PUC Campinas José Henrique Specie acredita que é importante que os municípios desenvolvam projetos de infraestrutura para garantir segurança à sociedade. “Patrulhamento com viaturas é fundamental, mas antes disso a cidade precisa de iluminação e limpeza, por exemplo”, afirma Specie.

O Ministério da Justiça disse que o enfrentamento a crimes é feito por meio do trabalho realizado pelas polícias Militar e Civil e Guarda Municipal. O governo federal disse que investe em repasse de recursos, integração e políticas públicas.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.