Almoço da Exportação acontece amanhã (23) e debate a relevância gaúcha no setor.

Almoço da Exportação acontece amanhã (23) e debate a relevância gaúcha no setor. 

O evento acontece no Instituto Ling, exclusivamente para convidados, e terá transmissão gratuita para todos no canal do YouTube da ADVB/RS. O palestrante do encontro será o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana.

O Conselho do Prêmio Exportação, mérito que completa 50 anos em 2022, reunirá as principais lideranças e agentes do setor de Comércio Exterior gaúcho ao realizar uma nova edição do Almoço da Exportação. O encontro acontecerá amanhã, dia 23 de junho, às 11h30, no Instituto Ling, em Porto Alegre. Na oportunidade, o diplomata e presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, será o palestrante e abordará o tema “Rio Grande do Sul como motor das exportações brasileiras”, além de questões de macroeconomia e contextualizações em meio ao cenário global atual. Presencialmente, o evento será exclusivo para convidados, mas terá transmissão gratuita pelo canal no YouTube da ADVB/RS.

O presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, ressalta a importância de propor um debate com esta magnitude. “A economia gaúcha é um expoente quando o assunto se trata de Comércio Exterior e das relações com mercados internacionais, portanto, criar um momento para compartilhar conhecimento com um nome extremamente experiente na área, com vivências em diversos países enquanto diplomata e executivo à frente da principal instituição em prol do setor no Brasil engrandece o nosso propósito enquanto entidade da área”, afirma Forest.

O evento integra as ações da 50ª edição do Prêmio Exportação RS, programado para agosto deste ano. A distinção reconhece anualmente o desempenho das empresas gaúchas no cenário exportador, levando em consideração dados de exportação de órgãos governamentais e a expertise das entidades representadas no Conselho do Prêmio, são elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.

Sobre o Palestrante

Pestana assumiu o cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) em maio de 2021 e é diplomata de carreira desde 1995. Antes de chegar à presidência, foi diretor de Negócios, oportunidade na qual liderou, entre outras iniciativas, a criação de novas unidades para mercados regionais e desenvolvimento comercial. No Itamaraty, chefiou as áreas de Planejamento Diplomático, de Energia Nuclear e de Relacionamento com a Europa Ocidental. Serviu nas Embaixadas do Brasil na Nova Zelândia, como ministro-conselheiro, no Japão, como ministro encarregado dos temas políticos e de diplomacia pública, na Alemanha, como chefe do setor econômico, e no México, em estágio.

Sobre o Prêmio Exportação

O Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Em 2021, foram reconhecidas 63 empresas com sede no RS, que se destacaram por seus resultados de exportações em diferentes segmentos de mercado. O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.

Porto Alegre, 22 de junho de 2022.

Informações para imprensa:

Gabriel Campos – gabriel@enfato.com.br – (51) 99168.9411 – Coordenação

Mariana Turkenicz – mariana@enfato.com.br – (51) 98121.7062 – Direção

Enfato Multicomunicação

55 (51) 30.261.261

www.enfato.com.br 

@enfatomulticomunicacao