Consepro-BG celebra inauguração da sede da Força Tática

Estrutura no 3º BPAT abrigará policiais que atuam nos 25 municípios de abrangência do órgão.

Depois de um esforço de quase três anos que mobilizou diversas setores da sociedade, a Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves celebrou, no dia 5 de fevereiro, mais uma conquista para a segurança pública do município.

O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) inaugurou a esperada sede da Força Tática da Brigada Militar, cuja construção teve início em 2021. A estrutura também abrigará o setor de inteligência da corporação.

O prédio é uma conquista do envolvimento comunitário do Consepro, responsável por articular doações com a iniciativa privada e entidades, e do poder público. Juntos, eles viabilizaram os cerca de R$ 500 mil para as obras, sendo R$ 126 mil repassados pela prefeitura através da Câmara de Vereadores. Nesta obra, ficou evidenciado, mais uma vez, como a atuação conjunta dos diferentes setores da sociedade contribuem para que ela própria seja a grande beneficiada.

O presidente do Consepro-BG, Adriano De Bacco, destaca o comprometimento assumido pela comunidade. Enaltece aqueles que se doaram para o bem coletivo, como os profissionais que cobraram apenas os custos de suas equipes e as quase 50 empresas que repassaram quantias ao projeto através da entidade. De Bacco também reforça a prestatividade e engajamento do setor moveleiro de Bento Gonçalves, responsável pela doação de seis toneladas de móveis utilizados para mobiliar a sede da Força Tática. “Quando atuamos como um mesmo propósito, conquistamos avanços. Esse é um grande exemplo da agregação de forças da nossa comunidade. Empresas, entidades, poder público e até voluntários, que se envolveram com a obra ofertando conhecimento e mão de obra. A todos, nossos mais profundos agradecimentos. Unidos nós conseguimos promover as transformações que nossa sociedade precisa”, disse De Bacco.

A estrutura de 230m² abriga alojamento, área administrativa e depósito. A Força Tática do 3ª BPAT é responsável pela prevenção e repressão qualificada da criminalidade, além da fiscalização de comportamentos ou mantimento da ordem pública, reprimindo crimes, contravenções e zelando pelo respeito dos indivíduos à legislação. Os 27 policiais da guarnição, atuantes nos 25 municípios de abrangência do batalhão, atendem ocorrências de alta complexidade, estando em prontidão 24 horas por dia.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o prefeito Diogo Siqueira, o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, o comandante do 3º BPAT, tenente-coronel Artur Marques de Barcellos, e o comandante do CRPO Serra, tenente-coronel Márcio da Luz, entre outras autoridades civis e militares.