Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Álvaro Machado de Mesquita recebe o título de cidadão bento-gonçalvense
By Volben Propaganda On 28 jun, 2016 At 04:54 PM | Categorized As Política, Slider Inicial | With 0 Comments

guiabento_20140929-160430Projeto de Decreto Legislativo foi idealizada pelos vereadores Leopoldo Benatti, o Raquete (PTB) e Valdecir Rubbo (PTB)

O tradicionalista Álvaro Machado de Mesquita será homenageado pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves com o título de cidadão bento-gonçalvense na próxima quarta-feira (29), em Sessão Solene que será realizada no plenário da Casa a partir das 19h.

A homenagem, que consta no Projeto de Decreto Legislativo nº 3, de 1º de março de 2016, foi idealizada pelos vereadores Leopoldo Benatti, o Raquete (PTB) e Valdecir Rubbo (PTB) e subscrita pelos demais vereadores da Casa.

Nascido aos 25 de janeiro de 1939, no hoje município de André da Rocha, a época distrito de Lagoa Vermelha, Álvaro Machado de Mesquita é formado em Geografia e Estudos Sociais e pós-graduado em Ecologia. Iniciou sua experiência docente aos dezenove anos, passando por escolas em Sananduva, Protásio Alves e Farroupilha até chegar em Bento Gonçalves para trabalhar como Coordenador Pedagógico e Assistente de Direção do Colégio Nossa Senhora Aparecida, onde permaneceu por nove anos. Posteriormente atuou nos colégios Mestre Santa Bárbara e Dona Isabel.

Paralelo ao trabalho como professor, estava sua paixão pelo tradicionalismo. Fundou vários Centros de Tradição Gaúcha e foi Patrão de CTGs por sete vezes. No âmbito do MTG, chegou a Coordenar a 11a Região Tradicionalista do MTG por quatro vezes e Diretor do seu Departamento Cultural por várias gestões, culminando com a láurea de Conselheiro Benemérito e a Comenda João de Barro.

Ministrou curso de tradicionalismo na UCS/CARVI em Bento Gonçalves, bem como organizou e ministrou inúmeras palestras sobre Tradição e Cultura em CTGs, Regiões Tradicionalistas, escolas e Secretarias Municipais de Educação de C municípios da região, e bate papo de estímulo aos peões e prendas candidatos a títulos nos CTGs.

No município, ainda foi fundador da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), da qual foi Presidente interino e de Honra. Fundador, organizador e ajudante da execução da implantação e obras do “Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva”.
Fonte e e fotos: Assessoria da Câmara Bento.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.