Ampla testagem auxilia na identificação precoce de pacientes de Covid

0

Ampla testagem auxilia na identificação precoce de pacientes de Covid

Os cuidados de higiene e distanciamento social são orientações primordiais para a prevenção ao coronavírus, desde o início da pandemia.

Além disso, pacientes que coletam material para análise devem fazer isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado, além de redobrar os cuidados.

A médica responsável pela Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Garibaldi, Natália Rodighero Leal, lembra que é dada a orientação para que fiquem em casa a todos os pacientes que aguardam o resultado ou o tempo necessário para fazer o teste rápido, bem como todos seus familiares que residam na mesma casa.
“Percebemos que muitas pessoas só levam o isolamento a sério quando há o resultado do exame positivo. Por isso, os testes acabam alcançando um papel de convencimento para que as pessoas se cuidem”, avalia.

Até a última semana, 2.881 exames foram realizados em Garibaldi, dos quais 2.157 foram descartados e 724 confirmados. Do total, 66% foram testes rápidos, 27% PCR e 7% feitos particularmente.

A SMS já encaminhou a compra de até 3,5 mil testes PCR e 4 mil testes rápidos e mais podem ser adquiridos se houver necessidade. “Identificando o paciente precocemente, ele pode ser isolado e manejado o quanto antes e, assim, tentar inibir o avanço da propagação do coronavírus”, afirma a secretária municipal da Saúde, Diane Pascoaletto.

Segundo ela, o aumento do número de casos e de atendimentos no Centro de Combate ao Coronavírus nos últimos dias também se deve ao apelo dos profissionais da saúde para que os pacientes busquem atendimento nos primeiros sintomas gripais, para evitar o agravamento dos casos. “Além disso, estamos fazendo mais testes, inclusive nos profissionais de serviços essenciais”, lembra ela.

Com as baixas temperaturas do inverno, aumentam as doenças respiratórias nesta época do ano, por isso é necessário reforçar a prevenção, principalmente aos pacientes dos grupos de risco.