Bento – Secretaria e Conselho de Saúde realizaram visita técnica ao HG de Caxias.

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram na última semana uma visita técnica ao Hospital Geral de Caxias do Sul. O objetivo foi conhecer o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual – PRAVIVIS, desenvolvido pelo HG, desde setembro de 2001. O programa é baseado nas normas técnicas do Ministério da Saúde, é composto por equipe multidisciplinar e está voltado preferencialmente a vítimas de agressões recentes, de forma que se possa proteger de uma doença sexualmente contagiosa, receba os métodos contraceptivos além de apoio psicológico.

 

De acordo com o secretário Adjunto da pasta, Marlon Pompermayer, “o objetivo foi conhecer melhor o serviço, que é referência para a região, e buscar o embasamento necessário para otimizar o atendimento prestado a nossos munícipes que sofreram algum tipo de violência sexual”, afirma.

 

Em Bento Gonçalves, o atendimento é realizado pelo Centro de Referência da Mulher que Vivencia Violência – Revivi que é responsável pelo atendimento psicossocial e aconselhamento jurídico a mulheres que vivenciam a violência, contribuindo no seu fortalecimento e resgate de cidadania. O REVIVI orienta e encaminha mulheres em situação de violência física, psicológica, social, moral, sexual e doméstica. Também promove ações e campanhas de prevenção à violência contra a mulher, articulando a rede de atenção à mulher.

 

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Ferreira, “nos preocupamos com as mulheres que sofreram agressão e continuam em situação de risco. É importante que o Município tenha acesso a esse Programa para dar o atendimento necessário. Fomos até lá para buscar subsidio e apoio do hospital para colocar em prática em nossa cidade”, salienta.

 

Participaram do encontro, o secretário Adjunto de Saúde, Marlon Pompermayer, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Fernando Ferreira, também representando o Conselho, Neusa Silva e a psicóloga Graciane Nondillo, a nutricionista e coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Érica Paula Fiorin, além do diretor do HG, Sandro Junqueira, a médica Dra. Sônia Regina Cabral Madi, as enfermeiras, Daiane Stoffels e Priscila de Oliveira.

 

Assessoria de Comunicação Social




Deixe seu comentário !