Campanha comunitária arrecada R$ 881 mil para Hospital São Pedro de Garibaldi

0

A campanha lançada no dia 20 de março, com o objetivo de montar um centro de atendimento para o Coronavírus em Garibaldi, obteve um resultado surpreendente. Em uma semana de arrecadação, foram recebidos em conta bancária do Hospital R$ 881.753,00. Esses valores são oriundos de 634 doadores, desde pequenos valores até montantes expressivos. Todos foram importantes para dar volume à campanha.

Participaram empresas, cooperativas diferentes tipos de entidades, instituições bancárias, Poder Judiciário da Comarca de Garibaldi, grupos religiosos, grupos de amigos, times de futebol, famílias, condomínios e inúmeros doadores anônimos, de Garibaldi e microrregião. Nesse montante, não estão somados os valores oriundos das Prefeituras de abrangência do Hospital, que também contribuíram decisivamente para a equiparação completa.

 

Até o momento, o recurso já foi empregado da seguinte forma:

1) Aquisição de três respiradores, tema principal da campanha, que somados aos cinco que o hospital já possuía, agora conta com oito disponíveis;

2) Montagem de dez novos leitos, sendo que o Hospital passa dos atuais 63 para 73 leitos. Desses, seis estarão preparados para funcionar como UTI – Unidade de Terapia Intensiva, com camas especiais, bombas de infusão que servem para dar precisão às dosagens de medicamentos e nutrição, monitores de sinais vitais, além dos respiradores. A Direção do Hospital destaca que a UTI depende de autorizações dos Governos Estadual e Federal para entrar em funcionamento, o que já está em tratativas;

3) Obras de infraestrutura: A área que estava em obras para a nova Maternidade do Hospital foi escolhida para ser o espaço para internar os pacientes com coronavírus. A expectativa é de finalização da obra, que está em ritmo acelerado, dentro de 30 dias.

4) Instalação de quatro máquinas de ar condicionado, com 9000 btus cada, para a UCI – Unidade de Cuidados Intensivos;

5) Melhoria na central de gás do Hospital, com a produção de ar medicinal na tubulação interna, assim não é mais necessário levar os cilindros manualmente aos quartos;

6) Melhoria na central de vácuo, que também será por dutos em cada leito do hospital, substituindo os aspiradores elétricos atuais. Isso evitará a contaminação de colaboradores e pacientes;

7) Aquisição de dois monitores, dez oxímetros de dedo e enxoval completo para os novos leitos;

8) Reforço no estoque de materiais e medicamentos que serão utilizados em casos de complicações devido a pandemia, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

 

Para a aplicação dos recursos, foi montado um comitê de gerenciamento composto pelas lideranças administrativas e clínica do Hospital Beneficente São Pedro, em conjunto com representantes do Rotary Club de Garibaldi, entidade que coordenou a parte prática da campanha. Este grupo irá acompanhar a utilização dos valores e divulgar notas à comunidade periodicamente.

Conforme os organizadores, o momento é de agradecer imensamente à comunidade, cuja participação foi acima do esperado, mostrando o espírito solidário e de cooperação.

Embora a campanha encerre essa etapa inicial, a conta do Hospital permanece disponível, a qualquer tempo, para quem quiser efetuar sua doação e colaborar neste momento tão delicado que vivemos. Os dados para depósito são: Hospital Beneficente São Pedro – CNPJ 90.052.804/0001-27, Cooperativa Sicredi, Banco 748, Agência: 0167 e Conta Corrente 45319-2.

 

Contatos para mais informações:

Dr. Rodrigo Vieira Jacobi – Diretor Técnico do Corpo Clínico do HBSP – (54) 98407-1540

Áureo Presotto – Rotary Club de Garibaldi – (54) 99981-3566

 

Rotary Club de Garibaldi e Hospital Beneficente São Pedro – Garibaldi/RS

E-mail: respiradoreshospital@gmail.com