Campanha de vacinação entra em nova fase na próxima semana
Dia D da mobilização contra a gripe foi cancelado
A partir da próxima semana, novos grupos prioritários poderão receber a vacina contra a gripe. O Ministério da Saúde divulgou novas datas para a 3a fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e anunciou o cancelamento do Dia D.
A 3a fase será dividida em duas etapas. A primeira será entre 11 e 17 de maio, quando podem buscar a imunização crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias.
A etapa seguinte será a partir de 18/05, destinando as doses a adultos de 55 a 59 de idade e professores de escolas públicas e privadas.
As vacinas serão disponibilizadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Chácaras/Vale dos Pinheiros e São Francisco, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h, e na UBS Santa Terezinha das 8h às 17h.
Os grupos prioritários das fases anteriores ainda poderão receber as vacinas. Até a tarde desta terça-feira, dia 5, haviam doses disponíveis nas três UBSs.
Até o momento, são contemplados os seguintes grupos:
– idosos;
– profissionais da saúde;
– profissionais de força e salvamento;
– portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– população privada de liberdade;
– funcionários do sistema prisional;
– caminhoneiros, profissional de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários (inclusos na última modificação do Ministério da Saúde);
– povos indígenas.
LEIA MAIS NO CIDADES: Ministro dá liminar que amplia licença-maternidade para todas as mães de prematuros
Para receber a imunização, é preciso apresentar documento de identidade ou a caderneta de vacinação.
A Secretaria Municipal da Saúde recomenda a pessoas com sintomas gripais que aguardem uma melhora no quadro para buscar a imunização.