Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Bento é um dos 49 Municípios contemplados com recursos para agricultura familiar
By Volben Propaganda On 1 jul, 2016 At 12:25 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

Bento Gonçalves está entre os 49 Municípios que irão receber recursos de apoio à modernização de Centrais de Recebimento de produtos da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. O anuncio foi realizado nesta quinta-feira, 30, no Palácio Piratini, através de um contrato entre o governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS).

 

O objetivo é o fortalecimento de capacidade operacional  das agriculturas familiares e assim ampliar a participação destes agricultores no mercado institucional, contribuindo no apoio à modernização de centrais de recebimento de alimentos.

 

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que a iniciativa se soma ao que já é realizado no Município em apoio a agricultura.  “É um investimento não apenas em equipamentos, mas a garantia de mais estrutura para agricultura familiar, mais condições de trabalho e melhora na qualidade de vida”, disse.

 

O próximo passo é a realização do projeto pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, posteriormente podem ser adquiridos os equipamentos.

 

Equipamentos que podem ser  adquiridos – Balança mecânica de plataforma – Câmara frigorífica para refrigeração – Câmara frigorífica para produção de frio – Veículo caminhão potências mínima 150cv, peso bruto total (PBT) de aproximadamente 8 toneladas, com baú frigorífico – Veículo caminhão com baú, potência mínima 150cv, capacidade de carga mínima 8 toneladas, baú de alumínio natural corrugado com isolamento térmico – Mesas em aço inox – Transpallet (empilhadeira) manuais com acionamento hidráulico para transporte de pallets – Pallets (estrados) de polietileno de alta densidade, para armazenagem e transporte de materiais – Monoblocos (caixas) para hortifrutícolas em polietileno.

 

Investimentos na agricultura: Desde 2013 a administração Municipal realiza projetos e ações para melhorar a qualidade de vida no interior.  Foi criado o programa de capacitação alimentícia, o Selo Sabor de Bento, cursos de Qualificação do Meio Rural, os programas de incentivo as Agroindústrias Foi construída a Casa do Agricultor, investimentos mais de R$ 620 mil  na instalação de redes de água no interior, conexão com novas redes de Telefonia móvel. Após 12 anos foi realizada a pavimentação de estradas em São Miguel e Vale dos Vinhedos.

 

 

 

Foto: Emanuele Nicola

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.