A Importância da Fisioterapia em idosos institucionalizados na Clínica Bella Cittá assistencial em Bento Gonçalves

0
A prevalência  de pessoas idosas é um fato vivenciado mundialmente, sendo evidente em países em desenvolvimento entre eles o Brasil.
A preocupação em relação à capacidade funcional vem emergindo como destaque no campo da geriatria, por isso a atuação da fisioterapia em pacientes geriátricos institucionalizados busca promover  uma maior independência  do idoso para as tarefas básicas de vida diária, visando minimizar as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, bem como garantir a melhoria da mobilidade e favorecendo uma qualidade de vida satisfatória que é julgada pelo idoso mais pelo nível funcional e grau de independência do que pela presença de limitações específicas e isoladas.
A fisioterapia possui papel fundamental nas condições funcionais e psicossociais de idosos institucionalizados, prevenindo, promovendo e reabilitando manifestações ocasionadas pelo processo de envelhecimento.
O profissional Fisioterapeuta atuando junto a uma equipe interdisciplinar proporciona a estes indivíduos maior independência funcional, minimizando as diversas manifestações desenvolvidas pelo envelhecimento resultando em uma melhor qualidade de vida (GRAVE 2012).
Enfim, o atendimento fisioterapêutico ao idoso institucionalizado consiste em um grande desafio exigindo do profissional criatividade e persistência.
Os atendimentos promovem melhora da autoestima, alívio da dor, melhora o equilíbrio, força muscular, amplitude do movimento, diminuição de quedas e melhora nas atividades de  vida do dia – a – dia. Por fim, destaca-se que a atuação fisioterapêutica é de suma importância para a reabilitação funcional e melhora na qualidade de vida de idosos institucionalizados.
Fisioterapeuta Eliane Bordin
Crefito133.357-F