Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Complan realiza análises para alterações no Plano Diretor em Bento Gonçalves
By Volben Propaganda On 4 jun, 2016 At 03:47 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

O Conselho Municipal de Planejamento de Bento Gonçalves (Complan) está realizando estudos para alterações no Plano Diretor municipal. Os trabalhos iniciaram em 2015, quando a Administração Municipal contratou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para realizar um levantamento técnico de todas as áreas urbanas.

Em outubro do ano passado, técnicos da Universidade entregaram o projeto, que foi colocado à disposição da comunidade para apresentação de sugestões. “Foram abertos vários canais para manifestações populares, com prazo até março de 2016 para envio de sugestões”, ressalta o diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Valdir Possamai, enfatizando que somente três entidades se manifestaram através de sugestões.

O Ipurb levou para o Complan as propostas das entidades para que fosse realizado o estudo detalhado de cada sugestão. Dentro do Complan foi formado um Grupo Gestor, formado por representantes do Ipurb, Aearv, Ascori, Ascon, Crea, OAB e CIC, que se reúne semanalmente para discutir todos os artigos. Até o momento foram realizados três encontros.

Entre as sugestões apresentadas pelo estudo da Universidade Federal está a ampliação de dois para quatro pavimentos em construções das ruas Xingu, Herny Hugo Dreher e da Av. Planalto, local conhecido como corredor gastronômico, onde há grande concentração de turistas e da população em geral.

“Ainda não há nada definido. Essa decisão deverá ser amplamente discutida com a sociedade, inclusive com análise e aprovação do Poder Legislativo”, frisa Possamai, informando que a revisão do plano diretor é uma exigência legal prevista no Estatuto das Cidades, que determina a reavaliação a cada 10 anos.

 

PMBG

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>