Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
AVC isquêmico agudo: novo dispositivo. Confira o Artigo do Especialista de Cirurgia Cadiovascular e Angiologia DRº Marcel Pisani
By Volben Propaganda On 25 jun, 2016 At 04:21 PM | Categorized As Colunistas, Slider Inicial | With 0 Comments

Dr. Marcel PisaniAVC isquêmico agudo: novo dispositivo
Em um estudo recente de referência que avaliou a adição da trombectomia com cateter para remoção de coágulos no tratamento farmacêutico de pacientes que sofrem de AVC isquêmico agudo (embólico), a trombectomia por cateter e stent proporcionou um benefício clínico significativo quando comparada ao tratamento farmacêutico(medicação) sozinho. Os resultados do ensaio clínico randomizado multicêntrico de acidente vascular cerebral isquêmico agudo nos Países Baixos (MR CLEAN) foi publicado on-line e divulgado na edição de 1º de janeiro do The New England Journal of Medicine (“NEJM”). Os achados também foram apresentados no Congresso Mundial de AVC, confirmando a eficácia da trombectomia por cateter.
O estudo MR CLEAN avaliou 500 pacientes que sofrem de acidente vascular cerebral de moderado a grave e demonstrou que a adição da trombectomia por stent durante o tratamento precoce duplicou a probabilidade de uma boa evolução neurológica. O estudo também confirmou que não houve aumento de risco à segurança com a adição do procedimento.
“Os resultados do MR CLEAN demonstraram que a adição da trombectomia por cateter ao tratamento farmacêutico atual proporciona um benefício clínico significativo aos pacientes”, disse o Professor Diederik Dippel, Erasmus Medical Center, Roterdã. “No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito na luta contra esta doença devastadora, e gostaríamos de receber a confirmação de nossos resultados em estudos randomizados adicionais”.
Uma das tecnologias da trombectomia estudada no MR CLEAN foi um um dispositivo com stent montado no cateter. O procedimento de trombectomia com esse dispositivo utiliza um cateter de tamanho micro para acessar as artérias no cérebro, afetadas por um acidente vascular cerebral, através de uma incisão na perna. Uma vez entregue, o dispositivo Solitaire ajuda a restaurar imediatamente o fluxo sanguíneo e a remover os coágulos que provocam o AVC. Os resultados do estudo MR CLEAN confirmaram os resultados observados na fase inicial dos estudos do dispositivo (SWIFT – Solitaire With the Intention for Thrombectomy) e Trombectomia Solitaire™ FR para Revascularização Aguda (STAR – Solitaire™ FR Thrombectomy for Acute Revascularization).
Neurovascular é a especialidade médica que utiliza o dispositivo, e a mesma do inventor dele: “Continuamos empenhados em apoiar o conjunto de evidências clínicas que proporcionam a melhor prática clínica e melhores resultados para os pacientes, e acreditamos que o estudo MR CLEAN sugere que a trombectomia com stent é uma importante opção de tratamento, que deve ser disponibilizada para pacientes que sofrem de AVC moderado a grave.”
De acordo com a Federação Mundial do Coração, das 15 milhões de pessoas que sofrem um acidente vascular cerebral a cada ano no mundo inteiro, aproximadamente seis milhões morrem e outras cinco milhões ficam permanentemente incapacitadas. Para pacientes que perdem a janela de 0 a 3 horas para o tratamento farmacêutico, como o ativador do plasminogênio tecidual (t-PA), ou para aqueles pacientes com oclusão de vasos sanguíneos grandes, para os quais o tPA tem eficácia muito limitada, uma terapia adicional, como a trombectomia por stent, pode ser a única opção de tratamento. Procure o sempre um especialista para a prevenção do AVC, com o neuro-vascular.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.