Hospitais gaúchos começam a receber mais 10 mil medicamentos do “kit intubação”

0
82
 

Hospitais gaúchos começam a receber mais 10 mil medicamentos do “kit intubação”

A partir desta quarta-feira (23), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribui a 45 hospitais de 39 municípios gaúchos uma nova remessa do “kit intubação”, com anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Os medicamentos são fundamentais para pacientes com quadro grave de coronavírus e que precisam de ventilação mecânica invasiva.

São aproximadamente 10 mil unidades de Etomidato, Lidocaína, Epinefrina, Haloperidol e Dexmedetomidina. O encaminhamento das cotas é realizado com apoio do 3º Grupamento Logístico do Exército, com embarque no Batalhão de Suprimentos de Nova Santa Rita (Região Metropolitana).

Desde o início da pandemia, já foram entregues aos hospitais gaúchos mais de 600 mil itens, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado. O foco são instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Aquisição

De acordo com a Secretaria, 70% dos medicamentos dessa remessa foram adquiridos pelo Estado, em um processo que vem sendo mantido desde o ano passado. A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares.

Antes da pandemia, a compra não era feita pela Assistência Farmacêutica do Estado. Mas as dificuldades de aquisição e o aumento da demanda levaram o governo gaúcho e o Ministério da Saúde a uma articulação em caráter emergencial.

(Marcello Campos)