NOTÍCIAS DE BENTO – IDOSOS ACIMA DE 90 ANOS SERÃO VACINADOS A PARTIR DE SÁBADO EM BENTO

0
54

A Secretaria da Saúde recebeu nesta segunda-feira (08), mais 1960 doses da CoronaVac, que serão destinadas aos profissionais da saúde e para vacinação dos idosos acima de 90 anos.  A imunização dos idosos ocorrerá no sábado (13) e domingo (14), entre 10h e 16h, e será em formato drive-thru para evitar aglomerações. As doses serão aplicadas na Fundaparque. É OBRIGATÓRIO apresentar documento oficial com foto e CPF, e levar Cartão SUS. Não é necessário agendamento.  

Segunda dose

Na próxima quarta, quinta e sexta-feira será realizada a segunda dose dos profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência.

Doses recebidas

No total, já foram recebidas 4.330 doses da CoronaVac e 1.400 da Oxford/AstraZeneca. A Campanha de Vacinação segue o Plano Nacional de Imunização, e a ordem prioritária estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde. Foram aplicadas 2962 doses, sendo 2544 profissionais da saúde, 378 idosos em Ilpis e 40 indigenas.


Agendamento dos profissionais da saúde

Na próxima semana com as doses remanescentes, ou chegada de novas doses, será realizado novamente o agendamento para os profissionais da saúde pertencentes aos grupos 11 e 12 do ordenamento do estado. A secretaria irá informar as datas. 

11- Consultórios, laboratórios e farmácias de instituições privadas: profissionais de saúde que realizam coleta de swab, e demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral. As doses de vacinas só serão destinadas aos estabelecimentos privados descritos nesse item, após a vacinação dos profissionais de saúde da rede de assistência à saúde correspondente ao SUS ser concluída;

12- Demais profissionais de saúde: Profissionais de saúde liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos de Covid-19 serão vacinados, mas a circulação de pessoas não é um critério isolado para justificar a vacinação antes dos outros trabalhadores da saúde.

Se não sou do grupo prioritário devo procurar a Unidade de Saúde?

Não, os grupos definidos pelo Plano Nacional de Imunização serão informados posteriormente sobre a vacinação em cada fase.   

A Secretaria tem algum controle dos vacinados?

Sim, todas as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema nacional de informação para controle.  

Dados sobre a vacinação podem ser acessados https://vacina.saude.rs.gov.br 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura