Rio Grande do Sul recebe 69 mil doses da vacina Pfizer/Biontech na noite desta segunda-feira

0
211
 

Chega a Porto Alegre nesta segunda-feira (10/5), no voo LA-4675 previsto para as 19h45, a segunda remessa de vacinas da farmacêutica Pfizer, contendo 69.030 doses. Do total, 35.837 doses serão distribuídas aos postos de saúde da capital para aplicação imediata, e as 33.193 doses restantes deverão ser mantidas em superfreezers emprestados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), até a próxima distribuição.

Esse lote será utilizado para avançar a imunização do grupo das comorbidades. Neste primeiro momento, os imunizantes serão utilizados apenas em Porto Alegre, assim como a primeira remessa de vacinas deste produtor que chegou ao Estado na última semana. As vacinas ficam na capital por questões de logística e armazenamento, uma vez que devem ser conservadas congeladas em superfreezers que alcançam a temperatura de -80ºC.

No próximo mês, devem chegar lotes da Pfizer para distribuição ao interior do Estado. A Secretaria da Saúde (SES) e outros órgãos do governo do Estado realizam tratativas com universidades para o auxílio no armazenamento em superfreezers.

Coronavac
A nova remessa da vacina Coronavac que chegou ao RS na manhã deste sábado (8/5) será distribuída na segunda-feira (10/5). Representantes das 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e de municípios próximos à capital poderão retirar os lotes a partir das 9h na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

A remessa total, com 63.600 doses, será destinada à aplicação da segunda dose (D2) em pessoas que já estão com o prazo de aplicação vencido.

Oxford/Astrazeneca
As 243.400 doses de vacinas Oxford/Astrazeneca que chegaram ao RS na quinta-feira (6/5) foram reservadas, por determinação do Ministério da Saúde, para a segunda dose em pessoas que receberam a primeira aplicação das remessas de 25 de fevereiro e 22 e 26 de março.

Total de doses
Com este lote de vacinas da Pfizer/Biontech, o Rio Grande do Sul soma 5 milhões de doses recebidas e 3,4 milhões de doses aplicadas. Destas, mais de 1 milhão de pessoas já concluíram o esquema vacinal com as duas doses de alguma das três fabricantes que estão sendo aplicadas no Estado (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer).