Rio Grande do Sul recebe segundo lote de vacinas da Pfizer nesta segunda-feira

0
198
 

Chega a Porto Alegre nesta segunda-feira (10), no voo com pouso previsto para as 19h45, a segunda remessa de vacinas da farmacêutica Pfizer, contendo 69.030 doses.

Desse total, 35.837 serão distribuídas aos postos de saúde da capital para aplicação imediata. As 33.193 restantes deverão ser mantidas em superfreezers emprestados pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica) até a próxima distribuição.

Esse lote será utilizado para avançar a imunização do grupo das comorbidades. Neste primeiro momento, os imunizantes serão utilizados apenas em Porto Alegre, assim como a primeira remessa de vacinas desse laboratório. As vacinas ficam na capital por questões de logística e armazenamento porque precisam ser conservadas congeladas em superfreezers que alcançam a temperatura de -80°C.

No próximo mês, devem chegar lotes da Pfizer para distribuição ao interior do Estado. A SES (Secretaria da Saúde), em parceria com outros órgãos do governo do Estado, realiza tratativas com universidades para o auxílio no armazenamento em superfreezers.

CoronaVac

A nova remessa da vacina CoronaVac que chegou ao RS na manhã de sábado (08) será distribuída nesta segunda-feira. Representantes das 18 CRS (coordenadorias regionais de saúde) e de municípios próximos à capital poderão retirar os lotes a partir das 9h na Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos), em Porto Alegre.

A remessa total, com 63.600 doses, será destinada à aplicação da segunda dose (D2) em pessoas que já estão com o prazo de aplicação vencido.

Oxford/Astrazeneca

As 243.400 doses de vacinas Oxford/Astrazeneca que chegaram ao RS na quinta-feira (06) foram reservadas, por determinação do Ministério da Saúde, para a segunda dose em pessoas que receberam a primeira aplicação das remessas de 25 de fevereiro e 22 e 26 de março.

Total de doses

Com este lote de vacinas da Pfizer, o Rio Grande do Sul soma 5 milhões de doses recebidas e 3,4 milhões de doses aplicadas. Dessas, cerca de 1 milhão de pessoas já concluíram o esquema vacinal com as duas doses de alguma das três fabricantes que estão sendo aplicadas no Estado (CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer).