Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
CRIANÇAS VISITAM PROPRIEDADES RURAIS E AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES
By Volben Propaganda On 13 maio, 2016 At 09:50 AM | Categorized As Educação e Cultura, Slider Inicial | With 0 Comments

Conhecer de perto a origem dos produtos ofertados na alimentação escolar é uma das propostas do projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Emater. Para que a atividade tenha êxito, os promotores e as escolas organizam visitas a propriedades rurais e agroindústrias familiares, fazendo com que os alunos das escolas municipais tenham este contato direto com a produção dos hortifrutigranjeiros e outros alimentos provenientes da agricultura familiar que consomem na merenda escolar.
A primeira visita organizada neste ano ocorreu no dia 20 de abril, quando alunos dos segundos anos da EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini tiveram a oportunidade de conhecer agroindústria da Família Rossi, localizada no distrito de Tuiuty. Esta é uma das agroindústrias responsáveis pela entrega do pão nas escolas. No local, as crianças foram recebidas pelos proprietários, Vanir e Neusa Rossi, que explicaram o processo de fabricação do pão, desde os ingredientes até o tempo de cozimento e entrega dos pães na escola.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de manusear a massa e fazer o seu próprio pãozinho, além de esclarecer dúvidas. No final da atividade Neusa combinou com as crianças que iria cozinhar os pães que eles confeccionaram e entrega-los na escola, gerando euforia entre a garotada.

Para a diretora da Escola, professora Odete Forti, foi um momento muito prazeroso. “Ver os olhos brilhando das crianças é algo ímpar. Lembrei da minha infância quando minha mãe e minha avó faziam pão toda a semana e podíamos participar. Hoje, a maior parte das crianças não tem essa vivência. Por isso estas oportunidades se tornam tão especiais”, enfatizou.

Já no dia 28 de abril os alunos dos segundos anos da EMEF Senador Salgado Filho tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade do agricultor Cedenir Postal, no Distrito de Tuiuty. Durante a visita os alunos caminharam pela propriedade e puderam ver de perto como são plantados e cultivados o tomate, a couve-flor, os brócolis, a berinjela, o pimentão, a moranga, entre outros itens entregues na alimentação escolar.

A próxima visita está agendada para o dia 23 de maio. Neste dia os alunos da EMEF Anselmo Luigi Piccoli visitarão a agroindústria familiar pertencente à Rosângela Foresti, localizada no Distrito de São Pedro. Até o final do ano, aproximadamente 700 alunos serão contemplados com as ações do Projeto.

 

 

Fotos: Divulgação/SMED

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>