Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Dança, música e espetáculo circense são destaques nesta sexta-feira em Garibaldi
By Volben Propaganda On 17 maio, 2016 At 02:02 PM | Categorized As Eventos, Slider Inicial | With 0 Comments

07816_1-1463488436 12272_1-1463488506 12273_1-1463488506 12274_1-1463488506 12275_1-1463488730 12276_1-1463488730

Garibaldi será palco de diversas apresentações artísticas e culturais nesta sexta-feira, dia 20 de maio. A Cia Sorriso com Arte, de Santa Maria, fará um espetáculo de circo e dança, combinando imaginário e realidade. De Garibaldi, as apresentações do CTG Sentinela da Serra e do Grupo de Danças Stella D’Itália, além da Orquestra Jovem de Garibaldi, serão os destaques artísticos da noite. No local, também haverá gastronomia, espaço de Wine Bar (em parceria com a Aviga) e a participação do Slow Food Primeira Colônia Italiana. O evento, que também contempla a abertura oficial do Dia do Vinho 2016 tem início às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes (Rua Luiz Rogério Casacurta, 36). A entrada é franca.

Na parte externa, a presença do restaurante Valle Rustico garantirá as delícias gastronômicas. No espaço de Wine Bar, a Associação de Vinicultores de Garibaldi (Aviga) comercializará vinhos e espumantes com a participação da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Vaccaro Vinhos e Espumantes, Courmayeur, Casa Pedrucci e Vinícola Peterlongo. O Slow Food Primeira Colônia Italiana também estará presente com a comercialização de sagu e bruschetta com caponata.

As apresentações iniciam com a Orquestra Jovem de Garibaldi, seguida do Grupo de Danças Stella D’Itália e do CTG Sentinela da Serra, enfatizando os talentos garibaldenses e a força da cultura local. A noite se encerra com a apresentação da Cia Sorriso com Arte na atmosfera de circo e magia. Tecidos, acrobacias, malabarismo, expressões e música prometem envolver crianças e adultos no encanto circense.

O projeto Girando Arte é uma realização do Ministério da Cultura, patrocinado pela Veralia, Giordani Turismo e Concresul. A promoção é da DWR Som e Luz Produções Culturais e a atividade conta com apoio da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, SEGH Uva e Vinho, Ibravin, Aviga, SHRBS Garibaldi e Slow Food Primeira Colônia Italiana.

A edição 2016 do Dia do Vinho tem apoio das prefeituras de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque-SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia.

A Companhia Sorriso com Arte
O hibridismo entre o teatro, a dança e a arte circense integra os espetáculos apresentados pela Cia Sorriso com Arte. A companhia foi fundada em 2002, a partir de oficinas de dança desenvolvidas no Colégio Coração de Maria, em Santa Maria-RS, sob a coordenação da professora Karine Pissutti. Ao longo de sua trajetória, o reconhecimento e o sucesso do grupo são evidenciados pelos importantes convites, indicações e prêmios recebidos.

O projeto Girando Arte proporcionará ao público uma experiência de desenvolvimento cultural de altíssima qualidade, por meio de apresentações de circo e dança, trazendo aos espectadores uma explosão de alegria, encanto e a magia do circo por meio de tecidos, passos, acrobacias, personagens irreverentes, contorcionismo, malabarismo, expressões e música.

Orquestra Jovem De Garibaldi
A Orquestra Jovem de Garibaldi originou-se do trabalho realizado pela Escola de Música da Orquestra Municipal de Garibaldi. Na escola, são ministradas aulas de teoria musical, saxofone, trompete, trombone, improvisação e prática de banda. A Orquestra Jovem oferece aos alunos a prática de música orquestral e estudos de interpretação musical.

É formada por alunos e professores e tem como objetivo principal a formação de músicos que no futuro poderão fazer parte da Orquestra Municipal e de outros grupos. No formato Jazz Band, e sob a coordenação do maestro Luiz Carlos Zeni Junior, a Orquestra Jovem de Garibaldi apresenta um repertório divertido e alto astral com temas de filme, clássicos do rock, jazz e músicas populares. A Orquestra Municipal de Garibaldi é mantida por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Grupo De Danças Stella D’itália
O Grupo de Danças Stella D’Itália foi fundado em 1993 com o intuito de resgatar e manter viva a cultura italiana por meio de danças típicas. Nas apresentações artísticas, o grupo executa danças folclóricas que retratam o dia a dia do povo italiano. São danças que representam o trabalho, a diversão, os desentendimentos e reconciliações, bem como o lazer que fazia e faz parte da cultura italiana.

No repertório, em torno de 40 danças das diversas regiões da Itália, além de cinco trajes típicos das regiões da Sicília, Campanha, Vêneto e Trento. O Grupo é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, mantido pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

CTG Sentinela Da Serra
Fundado no ano de 1981, em Garibaldi, o CTH Sentinela da Serra foi o primeiro marco tradicionalista do município. Sob o comando do patrão Ercílio José Flores, era introduzido no município o culto aos valores herdados do povo sul-rio-grandense.

A patronagem, junto às invernadas Artística, Cultural e Campeira, percorre o Rio Grande, levando o nome do Centro de Tradições Gaúchas e de Garibaldi. O CTG Sentinela da Serra dispõe de uma Invernada Artística, composta de 60 integrantes, divididos nas Invernadas Mirim, Juvenil, Adulta e Xiru e, neste ano, brinda seus trinta e quatro anos de história.
Fonte e fotos: Prefeitura de Garibaldi

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>