Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Debate sobre produtos orgânicos movimenta II Mesa Redonda da CIC Jovem
By Volben Propaganda On 10 maio, 2016 At 05:12 PM | Categorized As Slider Inicial, Vida e Saúde e Beleza | With 0 Comments

Debate sobre produtos orgânicos movimenta II Mesa Redonda da CIC Jovem

Especialistas de diversas áreas da cadeia produtiva de alimentos orgânicos debateram, durante a segunda edição da Mesa Redonda da Associação dos Jovens Empreendedores da CIC de Garibaldi (AJE/CIC Jovem), se é possível confiar na procedência dos produtos orgânicos. O evento acontece na noite de segunda-feira, 9 de maio, no auditório da CIC.

Áureo Salvi (técnico agrícola), Matheus Loureiro (chef de cozinha), Renata Boscaini David (nutricionista clínica), Luiz Postingher (biólogo e sócio proprietário da empresa Econatura) e Marina Santos (enóloga e produtora orgânica), com mediação da coordenadora do Slow Food na região, Ivane Fávero, apresentaram suas experiências sobre o assunto.

Um bom público prestigiou a iniciativa, com a possibilidade de participar do debate ao final das apresentações. Na ocasião houve a discussão sobre a produção, o plantio e a certificação dos mais diversos produtos orgânicos, tanto os in natura quanto industrializados. “Quem atua na área de orgânicos nada contra uma maré de venenos”, destacou Marina Santos.

A utilização dos produtos orgânicos na alimentação, o aproveitamento, o custo benefício, e a aplicação no dia a dia, abrangendo aspectos clínicos e a aplicação na culinária também estiveram na pauta. “é preciso fazer uma reaproximação com as coisas que sempre estiveram perto de nós”, enfatizou Matheus Loureiro.

Para Renata Boscaini David, os agrotóxicos têm mudado o DNA do ser humano, o que leva ao aumento da sensibilidade a doenças, muitas delas, que passaram a ser conhecidas hás poucos anos. Áureo Salvi diz que é uma obrigação, a cada geração, deixar o mundo um pouco melhor. “Será que o lucro vale mais do que a saúde do consumidor”, questionou Luiz Postingher.

 

Fonte e foto: CIC GDI

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>