Economia – Antecipação do 13º salário dos aposentados deve impulsionar as vendas do varejo gaúcho.

0
758
 

Antecipação do 13º salário dos aposentados deve impulsionar as vendas do varejo gaúcho.

Autorizada pelo governo federal, a antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS é uma medida que “pode representar mais um desafogo para as combalidas finanças dos varejistas gaúchos nos próximos dois meses”, segundo a FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul).

“Vivemos um momento em que uma injeção expressiva de recursos na economia, como a que vai acontecer com o pagamento do 13º salário em duas parcelas nas folhas de maio e junho, significa uma perspectiva animadora para o varejo do Rio Grande do Sul. Estimamos um incremento de até R$ 4 bilhões na economia gaúcha, com cerca de 60% a 65% deste valor sendo destinado ao consumo e o restante aplicado na quitação de débitos e recuperação de crédito pelos consumidores”, disse o presidente da entidade, Vitor Augusto Koch.

“A exemplo do que ocorreu em 2020, essa medida que o governo federal adota é muito importante. Ainda mais em um momento no qual as atividades econômicas estão permitidas com mais flexibilizações, o inverno se aproxima e a bolha de consumo que está freada há alguns meses nos parece estar se aquecendo novamente. Esse reforço financeiro e a chegada dos dias mais frios devem ter um reflexo muito bom nas vendas do chamado setor mole [vestuário e calçados], que enfrenta perdas de até 50% desde março de 2020”, declarou Koch.