Bento – SMED promove formação de educadoras de berçários

SMED promove formação de educadoras de berçários das Escolas Municipais Infantis

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo o curso de formação “Programa de Favorecimento da Função Reflexiva para Educadores de Berçário” para 30 educadores que atuam nos berçários da rede municipal de ensino. Serão quatro encontros mensais de quatro horas cada, em modalidade grupal, nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, ministrados por Eloísa Menin Mortari, psicóloga, Especialista em Infância e Família (UFRGS) e mestranda em Psicologia Clínica (UNISINOS).

O curso aborda o conceito de função reflexiva e capacidade de mentalização que proporciona às crianças a habilidade de regular e controlar suas emoções. Segundo Eloíse, “É uma capacidade que permite que os indivíduos percebam os outros em termos de estados mentais, compreendendo-os e expressando suas respostas aos sentimentos dos outros com relação a eles. A postura mentalizadora do adulto é, portanto, uma habilidade fundamental para que a criança possa organizar e dar significado às suas experiências psicológicas”.

Assim, é necessário estender essa reflexão para a escola de educação infantil, onde muitos bebês permanecem entre 8 e 12 horas diárias, evidenciando a importância do papel das educadoras em proporcionar um ambiente que acolha as necessidades emocionais desses bebês, como fator de proteção e promoção para o seu desenvolvimento.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED

 




Deixe uma resposta