Notícias de Garibaldi – Escola Attílio Tosin comemora 30 anos

0

A volta às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin foi diferente neste semestre, teve comemoração em honra aos 30 anos do educandário.

Esta News tem o apoio de: Mecânica Docar

Uma cerimônia reuniu autoridades, professores e alunos para celebrar. Os alunos receberam um cupcacke, para festejar.

Esta News tem o apoio de AAPEME – Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi

Atualmente a escola conta com 470 alunos distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite, 39 professores, 13 funcionários, que levam adiante com alegria e orgulho essa caminhada na formação de cidadãos garibaldenses.

O slogan escolhido para comemorar os 30 anos da escola é: “Attílio Tosin, 30 anos de Educação, ensinando com o coração”, da aluna Milene Accadrolli, do 8º ano.  A direção da escola está a cargo de Ivete Benini, Daiane Beluzzo é a vice diretora da manhã, Viviane Foppa Rabaioli  vice diretora do turno da tarde, Aline Zanotto vice diretora da noite e Tatiana Lazzari na supervisão.

A secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies, enfatizou a afetividade no ambiente escolar, agradeceu e parabenizou todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história dos 30 anos da Escola Attílio Tosin.

O prefeito Antonio Cettolin, ressaltou a importância da escola na comunidade e parabenizou todos os envolvidos no processo educacional.

Na ocasião também foram homenageadas a professora Lucimara Maccali por celebrar 30 anos no educandário e a aluna Milene Acadrolli autora do slogan da comemoração. O ex-aluno Misael Dutra recepcionou os convidamos com sua música e entoou o hino da escola.

 

Saiba mais

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin surgiu da necessidade de espaço físico para acomodar a demanda de educação do Bairro São Francisco e arredores. A única escola do bairro se tornara pequena, e não suficiente para as necessidades da comunidade, que reivindicou uma escola que atendesse os educandos e que eles pudessem concluir o Ensino Fundamental no bairro.

Diante de tal situação, a diretora da EMEF Madre Justina Inês, atual secretária de Educação, Simone Chies, convocou uma reunião para encontrar uma alternativa que resolvesse esta necessidade.

A Prefeitura de Garibaldi adquiriu o terreno de Aroldo Cláudio Tosin, cujo o pai, Attílio Tosin foi homenageado com o nome da nova escola. Em 02 de janeiro de 1990 foi fundada a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Attílio Tosin. Foram atendidos neste ano, 105 alunos distribuídos em 8 turmas da Pré-Escola a 4ª série, nos turnos da manhã e tarde, em salas isoladas, distribuídas em quatro pontos diferentes do Bairro São Francisco.

Em 1998 o Conselho de Educação aprovou o Projeto AJA-Alfabetização de Jovens e Adultos, hoje EJA-Educação de Jovens e Adultos. O município de Garibaldi foi o pioneiro na implantação deste projeto, sendo a EMEF Attílio Tosin a única escola do município, desde então, a oferecer aulas, à noite, para jovens e adultos.

A partir do segundo semestre de 2017, a Escola Attílio Tosin também acolheu, com muito carinho, os alunos do SIGA. No ano de 2000, devido a comemoração de 10 anos da escola, foi criado o hino da escola, por um grupo de aluno da EJA. Em 2006, a Banda Marcial Attílio Tosin inicia suas atividades, que continuam até hoje.

Nossa história é marcada por aprendizados e ensino, amor e dedicação, justiça e injustiças, esperanças, reflexão, ação e muito trabalho. A história de uma escola que acredita na educação, no ser humano, na recuperação dos valores, por hora esquecidos pela sociedade. Uma história que é motivo de orgulho para todos os professores, funcionários, estudantes e famílias que fazem parte da Comunidade Escolar Attílio Tosin.

Passaram pela direção da escola as professoras: Maura Baldissera, Carmem Giacobbo, Jane Benini e Vera Lúcia Casagrande.

Crédito das fotos: Ana Biondo