12 anos de BGF: “Nossa trajetória já marcou história na comunidade”, afirma o presidente

0
73

12 anos de BGF: “Nossa trajetória já marcou história na comunidade”, afirma o presidente

No dia do aniversário do clube, Alcindo Somensi comenta sobre as expectativas para a temporada e o trabalho desenvolvido pelo clube em Bento Gonçalves durante a sua existência.

Um dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) completou nesta terça-feira (23), 12 anos de história na modalidade, sendo presença marcante na comunidade bento-gonçalvense. Durante sua existência, o clube alcançou a semifinal da Série Ouro em três oportunidades e se sagrou campeão da Copa Metro-Serra, seu primeiro e único título conquistado.

Apesar das dificuldades impostas pelo atual cenário, o presidente do BGF, Alcindo Somensi, salienta que deseja tornar o clube ainda mais forte no retorno das atividades e das competições em 2021. Segundo o mandatário, um dos principais objetivos será aproximar o torcedor e a comunidade junto ao clube.

O BGF, que foi um dos protagonistas do futsal gaúcho no início da década de 2010, ficando entre os três melhores times do Estado por duas vezes consecutivas, está se reerguendo após um período de dificuldades financeiras. Sob a gestão de Alcindo Somensi, o clube colocou as contas em dia e, agora, almeja subir, a cada temporada, um degrau a mais. “Ao completar 12 anos de vida, podemos afirmar que o BGF já é um protagonista no cenário do futsal. Sua trajetória já marcou história na comunidade de Bento Gonçalves, onde sempre, de uma forma ou de outra, procuramos alternativas para estar do lado do nosso torcedor”, afirma.

O presidente também ressaltou a ambição de subir o BGF de patamar no cenário do futsal brasileiro.: “sei da importância de estar à frente de uma entidade tão respeitada pelos nossos adversários que é o BGF, que nos orgulha dos inúmeros feitos. Mas queremos mais. Se chegamos até aqui podemos chegar muito mais distante, tornando o BGF o orgulho dos bento-gonçalvenses desta modalidade esportiva”, pondera.

Além do futsal profissional, o clube também é atuante na comunidade na formação de cidadãos e de atletas para o profissional. O elenco atual do BGF, inclusive, conta com mais de 50% do grupo formado por jogadores de Bento Gonçalves e que passaram pela base do clube. “Hoje nossa equipe conta com mais de 50% do grupo com atletas moradores da nossa cidade. E não é só isso. Em sua curta história o BGF, há anos, atende no seu projeto social mais de 100 crianças de 6 a 15 anos de idade, de forma gratuita, pensando na formação de cidadãos de bem e em contrapartida, quiçá, atletas de futsal”, destaca Somensi.

Com vistas para a retomada, o presidente do clube enfatiza que o BGF vai direcionar os seus esforços na aproximação do torcedor e da comunidade de Bento Gonçalves. O objetivo é, assim que voltar o público, trazer mais torcedores ao ginásio para incentivar a equipe. “Passamos por um momento crítico, mas estamos ansiosos em dar continuidade em nossas ações assim que a pandemia passar. A proximidade com o público será nosso principal foco, vai ser um momento em que todos vão querer sair de casa, se divertir e esquecer a existência desta pandemia”, explica.

O BGF já tem o seu elenco formado para a disputa das competições estaduais de 2021, as quais não têm previsão para iniciar. O técnico Vaner Flores, o qual se confunde com a história do BGF por estar à frente da equipe há mais de 10 anos, vai permanecer no cargo por mais essa temporada. JMKKM