Campeonato Gaúcho comemora 100ª edição com mudanças no formato de disputa.

0

A 100ª edição do Campeonato Gaúcho vai contar com algumas novidades no formato de disputa. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou mudanças na tabela e confirmou a presença do Esportivo no mesmo grupo do Grêmio. O time de Bento Gonçalves marca o retorno para a elite do estadual e busca desafiar o atual campeão. Já o Internacional, que não vence desde 2016, quer acabar com o tabu que já dura quatro anos. O Caxias promete ser a surpresa da competição novamente. 


Os dirigentes do Rio Grande do Sul se reuniram no dia 7 de novembro para o anúncio oficial. As mudanças foram confirmadas em reportagem do portal GaúchaZH, que explicou a divisão do torneio em apenas dois grupos. Serão seis times em cada chave, que vão jogar entre si no primeiro turno, que foi batizado de Coronel Ewaldo Poeta. Já na segunda fase, chamada de Francisco Novelletto Neto, os confrontos serão cruzados, ou seja, equipes do grupo A contra os representantes do grupo B.


Coronel Ewaldo Poeta foi um histórico dirigente do time Grêmio Atlético Farroupilha e faleceu em 2018, como conta a reportagem do jornal Diário da Manhã. Ele ficou por 50 anos no clube e marcou época em uma das equipes mais antigas e tradicionais do estado. Já Francisco Novelletto Neto é o nome do antigo presidente da FGF, que deixou o cargo neste ano e foi homenageado pelo trabalho realizado nos últimos anos. 

Grêmio e Internacional devem ser os principais favoritos na disputa pela edição centenária do Campeonato Gaúcho. As dicas de apostas esportivas na Betfair mostram que os dois clubes devem encerrar 2019 com uma vaga na próxima Libertadores e, por isso, vão chegar fortes para o próximo ano. O Tricolor é o atual campeão e tenta manter o tabu de quatro anos desde o último título colorado no estadual.


Os grupos sorteados
Além do anúncio oficial da forma de disputa, a FGF também confirmou o sorteio dos grupos. O Internacional ficou no grupo A ao lado de Ypiranga, São Luiz, Pelotas, Novo Hamburgo e Juventude. Enquanto isso, o Grêmio vai ganhar a companhia de Caxias, Aimoré, Brasil de Pelotas, São José e Esportivo no grupo B. A tabela com os jogos foi disponibilizada no site oficial da federação.


O Esportivo de Bento Gonçalves ficou com a chave mais complicada, porém isso não deve impedir a equipe de fazer uma boa temporada. Após o vice-campeonato da Série A2, o Tivo busca se manter na elite gaúcha. A maior preocupação, além do Grêmio, é a presença do sempre competitivo Caxias na mesma tabela. Com apenas os dois melhores de cada grupo avançando para as fases finais, o objetivo deve mesmo ser mais modesto.

Com as mudanças no Campeonato Gaúcho, o torneio pode ficar mais dinâmico e, ao mesmo tempo, sem uma final. A decisão será entre o campeão do primeiro turno e o campeão do segundo turno. Caso uma equipe vença as duas fases, não será preciso uma outra partida e o título ficará com esse mesmo time. O torneio começa em janeiro, logo após o final da pré-temporada de todos os times brasileiros. Vejamos como será.