CAMPEÕES DE 2019 NO RUGBY GAÚCHO

0

Com o final da temporada 2019 para o rugby gaúcho, a Federação Gaúcha de Rugby (FGR) apresenta uma breve retrospectiva dos campeões das competições estaduais e das participações dos clubes gaúchos nos principais campeonatos do rugby brasileiro.

RUGBY XV:

No Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão, o Farrapos, de Bento Gonçalves, manteve a sua hegemonia no Estado, conquistando o seu decacampeonato estadual em 2019. Na final da Taça Ouro, em duelo entre serranos, a equipe alviverde levou a melhor sobre o Serra Gaúcha Rugby, de Caxias do Sul, vencendo pelo placar de 29 a 8 e levantando a taça em seus domínios.

Na Taça Prata, o Brummers, de Novo Hamburgo, superou na final o Universitário Rugby, de Santa Maria, pelo placar de 17 a 7, ficando com o título do torneio.
Na 2ª Divisão do campeonato estadual, Centauros, de Estrela, e União Rugby Tauras e Carancho (URTC), de Marau e Sertão, realizaram a final da edição de 2019. Protagonizando uma grande atuação dentro das quatro linhas, o Centauros conquistou a vitória por 25 a 13 e levantou a taça da competição.

Participações nacionais:

O Rio Grande do Sul esteve representado por três equipes na elite do rugby nacional em 2019. O Farrapos foi quem chegou mais longe na competição. Após terminar a primeira fase invicto e derrotar o Jacareí-SP nas quartas de final, a equipe alviverde foi parado na semifinal diante da Politécnica-SP, a qual se tornaria vice-campeã do Super 13.

O Serra Gaúcha, logo em sua primeira participação na elite, chegou até a fase de mata-matas, superando o SPAC-SP na repescagem para avançar às quartas de final, fase em que foi eliminado pelo São José, campeão da edição de 2019 da competição. O Charrua, apesar de terminar a primeira fase na lanterna do grupo, se manteve na elite após derrotar na repescagem contra o rebaixamento o Joaca-SC.

RUGBY SEVENS:

No Circuito Gaúcho de Rugby Sevens Feminino, o Charrua também deu sequência à sua hegemonia no rugby gaúcho e faturou mais um título estadual para a sua coleção. A conquista da taça foi ainda mais comemorada pela equipe porto-alegrense pelo fato de ter sido alcançado sem nenhuma derrota durante as cinco etapas do circuito. No masculino, a competição não foi disputada.

Participações nacionais:

No Super Sevens Feminino de 2019, o Charrua, com um elenco renovado, encontrou dificuldades para fazer frente às equipes da elite do rugby nacional. Apesar dos esforços da equipe, as porto-alegrenses terminaram a competição na última colocação.

No Rugby Seven de Rivera, competição que reuniu equipes brasileiras, argentinas e uruguaias na cidade de Rivera, no Uruguai, o Farrapos conquistou o seu bicampeonato da competição. Na Taça Prata, o URTC levou a melhor e também levantou a taça. No feminino, o Antiqua/UFPEL protagonizou grandes atuações e ficou com o título do torneio.

RUGBY GAÚCHO JUVENIL

No rugby gaúcho juvenil feminino, o Selecionado Central ficou com o título do Circuito Gaúcho de Rugby Feminino M18. Na 1ª Taça RS de Rugby Sevens Feminino M19, a equipe azul da Vem Ser Rugby, de Pelotas, conquistou o título da competição estadual. No masculino, as competições juvenis de 2019 foram realizadas em formato de Festivais, os quais foram realizados durante todo o ano, portanto, não houve campeões.

Campeões de 2019*:

Campeonato Gaúcho – Taça Ouro: Farrapos

Campeonato Gaúcho – Taça Prata: Brummers

2ª Divisão do Campeonato Gaúcho: Centauros

Circuito Gaúcho de Rugby Sevens Feminino: Charrua

Circuito Gaúcho de Rugby Sevens Feminino M18: Selecionado Central

1ª Taça RS de Rugby Sevens Feminino M19: Vem ser Rugby/UFPEL (Pelotas)

*competições organizadas pela FGR