Comunicado: FGTAS decide suspender a avaliação presencial para a Expoargs

0
Comunicado: FGTAS decide suspender a avaliação presencial para a Expoargs
A Direção-Técnica e o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) decidiram suspender a avaliação presencial dos produtos inscritos na 37ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) devido à pandemia do coronavírus.
A seleção se dará por meio da aplicação dos critérios técnicos com base nos registros disponíveis no banco de dados dos artesãos cadastrados no PGA. Serão utilizados na avaliação registros de edições anteriores da Expoargs, no caso de artesãos que já participaram do evento, ou de teste de habilidade para obtenção da Carteira de Artesão, no caso de novos candidatos. O processo de avaliação dos produtos artesanais será realizado pela Comissão de Seleção, de acordo com os seguintes critérios: porcentagem do trabalho manual, predomínio da matéria-prima, conhecimento da técnica, personalidade no estilo e critérios no desenho, estética e acabamento.

LEIA MAIS NO CIDADES: ASCORI se reúne com ASCON para tratar de temas de interesse do Corretor de Imóveis

No dia 8 de julho, será divulgada a lista prévia e, no dia 13 de julho, a lista definitiva dos artesãos selecionados, a partir das 10h, pelos telefones (51) 3226-3055 e (51) 3226-6137 e no site da FGTAS: http://www.fgtas.rs.gov.br.
A seleção para a 37ª Exposição, maior feira de artesanato gaúcho, envolve 118 estandes para exposição e comercialização de produtos. A feira está prevista para acontecer de 29 de agosto a 6 de setembro de 2020, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, mas a comissão executiva do evento poderá decidir pela alteração da data, conforme a evolução do quadro de pandemia.
2019
A 36ª Expoargs contabilizou a venda de 37.333 produtos, que somaram R$ 1.385.000. Ao todo, 184 artesãos de 52 municípios participaram do evento. Entre os produtos mais vendidos em 2019 estavam peças de sucata de metal, artesanato típico e cutelaria.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato promove, anualmente, a Expoargs. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social.