Prefeitura de Garibaldi lança novo comunicado com orientações para o Coronavírus

0

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria da Saúde, solicita a compreensão da população para os cuidados e restrições para conter a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Seguindo as medidas de precaução à pandemia mundial provocada pelo coronavírus, e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, o prefeito Antonio Cettolin, emitiu nesta quarta-feira, dia 18, um novo Decreto Municipal, que suspende eventos e atividades com aglomeração de público no município.

Com o Decreto Municipal, ficam suspensos temporariamente os eventos, campeonatos, encontros de grupos de idosos, aulas, escolinhas e outras atividades públicas que envolvam aglomeração de pessoas.

As aulas na rede de ensino para crianças e jovens, a partir de segunda-feira, dia 23, serão suspensas até o dia 4 de abril como medida preventiva.

Foram estabelecidas as seguintes medidas a fim de prevenir a propagação do vírus:

1 – Fica suspensa a realização de eventos e reuniões que possam gerar aglomeração de pessoas, cabendo às partes envolvidas na promoção, agir com discernimento para evitar o agrupamento de pessoas.

2 – Ficam suspensas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, a concessão e gozo de férias para servidores lotados na Secretaria Municipal da Saúde.

3 – Fica suspenso o atendimento presencial nos órgão municipais, exceto nas Divisões de Compras e Licitações, a partir do dia 23 de março de 2020. Para todos os demais locais, somente por meio de ligação telefônica.

4 – Fica determinado o fechamento dos banheiros públicos e a utilização de parques infantis no âmbito do Município de Garibaldi.

5 – Ficam suspensas as atividades de escolinhas de futebol ou qualquer atividade sob controle dos órgãos municipais e privados, bem como as correlatas, inclusive em academias de ginástica e natação, localizadas no Município de Garibaldi, a partir do dia 23 de março de 2020.

6 – Fica suspenso o uso de parquímetros, sendo que a cobrança será efetuada de modo pessoal, respeitando as diretrizes de combate ao Covid-19 (Coronavírus).

7 – Ficam suspensos os procedimentos eletivos, consultas eletivas de clínica geral, exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde, mantendo-se inalterados os atendimentos de ginecologia, obstetrícia e pediatria, a partir do dia 23 de março de 2020.

8- Ficam suspensas as atividades das Escolas Municipais Infantis, de Ensino Fundamental e Médio, a partir do dia 23 de março de 2020 até 05 de abril de 2020.

9 – Ficam suspensas as aulas também em relação às vagas adquiridas pelo Município de Garibaldi junto às Escolas de Educação Infantil privadas através de chamamento público. Oportunamente, será apresentado o calendário de recuperação das aulas.

10 – Fica recomendado que em casas de repouso, hospitais, clínicas ou instituições com permanência de pessoas em maior período, as visitas sejam restritas, e seja adotado o controle de verificação do estado de saúde dos prestadores de serviço, a fim de garantir a integridade de todos e evitar a propagação do vírus.

11 – O adiamento, a suspensão ou o cancelamento de eventos realizados com grande aglomeração de pessoas, incluindo festas comunitárias, missas, cultos, celebrações, festas em casas noturnas, boates, casas de festas, passeios turísticos e demais eventos sociais, culturais e esportivos.

12 – Que moradores de Garibaldi, ao regressarem de viagens internacionais adotem o isolamento domiciliar pelo período recomendando de 7 dias em caso que o viajante não apresente sintomas do novo Coronavírus (COVID-19), e de 14 dias para o viajante que apresente sintomas do novo Coronavírus, e que comuniquem imediatamente a Vigilância Epidemiológica Municipal.

Secretaria da Saúde alerta, assim você estará se protegendo:

– Procurar a Unidade Básica de Saúde para verificar a pressão arterial e fazer teste de glicemia, devem ocorrer apenas se houver orientação médica. Neste período de prevenção ao coronavírus, devem ser evitados.

– Se você viajou para o exterior ou teve contato com casos suspeitos, ligue para o telefone 3462-8138;

– O teste para coronavírus possui indicações específicas e não pode ser realizado em pacientes que não configurem caso suspeito segundo protocolo do Ministério da Saúde;

– Evite consultas que não sejam de urgência. Evitando neste momento, contato desnecessário com pessoas doentes;

– A melhor forma de se proteger da pandemia de coronavírus é com a higiene das mãos e evitando aglomerações;

– Não busque atendimento apenas por sintomas de resfriado leve, você estará se arriscando mais do que se beneficiando.

ASCOM- PMG

JC- Antoniéla Fonseca