Administração homenageia personalidades

0

Administração homenageia personalidades

Integrando a programação dos 120 anos de aniversário de Garibaldi, foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 21, um café de homenagem com a entrega da medalha Giuseppe Garibaldi a cinco cidadãos garibaldenses, que se destacam pela sua participação e colaboração ao desenvolvimento do município.

A “Ordem do Mérito do Imigrante” é concedida aos imigrantes de qualquer nacionalidade ou seus descendentes, radicados no município e que, por seus esforços, trabalho ou realizações, tenham se destacado na área social, no campo da produtividade agrícola, comercial, industrial ou profissional, como também, aos que tenham projetado o município por sua atuação na atividade pública ou em qualquer dos ramos da cultura.

Receberam a condecoração o Centro de Valorização à Vida (CVV), Jadir Segala, Jaime Gnatta Kurmann, Natália Poletti Rodighero Leal e Simone Agostini de Moraes, personalidades da comunidade, que vem se destacando ao longo dos últimos meses por terem um cuidado especial com a vida e a saúde física e emocional das pessoas especialmente durante a pandemia do coronavírus.

Para o prefeito Antonio Cettolin, o momento é acima de tudo para celebrar e valorizar a vida. “Este ano está sendo diferente por tudo o que vivenciamos, desde março quando a pandemia surgiu, passamos a valorizar ainda mais a vida e seu sentido, não o que temos. Voltamos ainda mais a nossa atenção em como estávamos na saúde, na fé, em nosso hospital, nos profissionais da saúde, e foi assim que escolhemos essas pessoas para homenagear. Personalidades estas que se destacaram nesse processo e que representam núcleos de trabalhadores que ajudaram a superar este momento” reforça o prefeito.

Conheça os homenageados com a medalha Giuseppe Garibaldi:

 

Centro de Valorização à Vida (CVV).

O Centro de Valorização à Vida (CVV), apoio emocional e prevenção do suicídio, começou em São Paulo, no ano de 1962. De lá para cá muita coisa foi se transformando, e o CVV tem acompanhado estas mudanças societárias e tecnológicas.

Hoje tem em torno de 120 postos e 4.200 voluntários em todo o Brasil. Em Garibaldi, o CVV começou atuar em 2017 e conta com aproximadamente 20 voluntários, de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, sendo que os plantonistas atendem pelo telefone 188, em uma sala localizada no Centro Administrativo Municipal.

Se você tem vontade de ajudar pessoas, tem mais de 18 anos de idade e pelo menos quatro horas disponíveis por semana, você pode ser um plantonista do programa de apoio emocional do CVV. Para isto, você precisa participar de um curso gratuito de preparação de voluntários no ambiente virtual no site www.cvv.org.br

Jadir Segala

            Natural de Ibiraiaras tem 48 anos, sendo 19 anos de sacerdócio. Estudou o primeiro grau na escola Antônio Estella de Ibiraiaras e o segundo grau no Seminário Maior de Veranópolis.

É formado em Filosofia pela FAFRA – Faculdade Franciscana de Santa Maria, em Teologia na ESTEF – Escola Franciscana de Teologia de Porto Alegre e em Administração pela UNOPAR de Lagoa Vermelha. Tem pós-graduação em “Teologia e Missão” na ESTEF, com Especialização em Gestão e Administração Paroquial e Direito incompleto, pela UPF de Passo Fundo.

Entre seus trabalhos realizados estão: quatro anos na equipe missionária dos Freis Capuchinhos; dois anos como vigário paroquial de Tramandaí; três anos pároco de Lagoa Vermelha e desde 2012 é pároco de Garibaldi.

Jaime Gnatta Kurmann

            Nascido em 05 de janeiro de 1979. É graduado em Administração Hospitalar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Pós Graduado em Gestão em Saúde pelo Instituto de Acreditação Hospitalar e certificação em Saúde filiada à Organização Nacional de Acreditação.

Iniciou sua trajetória junto ao Hospital Beneficente São Pedro no ano de 1998, trabalhando por 3 anos na recepção do hospital.

Em 2001, quando Adorino Carlos Martinazzo assumiu a presidência do hospital, passou a atuar na instituição como auxiliar administrativo e posteriormente como assessor administrativo do então diretor administrativo Tercílio Conci.

Em abril de 2015, assumiu a administração do hospital. Sua primeira ação foi a criação de uma equipe de 4 pessoas que hoje administram, juntamente com a aprovação de toda direção e conselho, com a busca constante de oferecer à comunidade de Garibaldi, região e do estado, mais e melhores serviços.

Além de Jaime, a equipe diretiva do hospital é formada pelo presidente Adorino Martinazzo e toda direção, gerente executivo Rangel Carissimi, gerente operacional Rafael Biondo e gerente assistencial Naiana Dalmaz Langon.

Natália Poletti Rodighero Leal

Filha de Roque Locatelli Rodighero e Rosa Maria Poletti Rodighero, tem 27 anos, é casada com Augusto Leal e é formada em Medicina pela Universidade Federal da Fronteira Sul, de Passo Fundo, desde julho de 2019.

Iniciou sua atuação profissional no município ainda em julho do ano passado, quando assumiu a vigilância epidemiológica do município de Garibaldi, além de atuar como médica generalista no Posto de Saúde Central e no Pronto Atendimento Médico (PAM).

O ano de 2020 certamente vem sendo desafiador para a jovem médica, pois logo no início de sua carreira, estar à frente de uma pandemia era algo que ela jamais poderia imaginar. Foi necessário reorganizar os seus projetos pessoais para conseguir dedicar-se com todo o empenho e a seriedade que a situação merece.

Simone Agostini de Moraes

Nasceu em 15 de março, tem 60 anos, é casada com Érico, tem dois filhos Mariana e Daniel, e dois netos. É enfermeira formada pela UCS desde 1982.

Atuou junto ao Hospital Beneficente São Pedro e Hospital Tacchini por 10 anos. Foi secretária de Saúde por três gestões. De 1993 a 1996 e de 2012 a 2020, tendo implantado vários programas na saúde preventiva, mas especialmente o PAM – Pronto Atendimento Médico, que atende 24 horas por dia, desde 1993, sempre qualificando o atendimento médico e melhorando a estrutura física.

Nesse ano de 2020, com a pandemia do coronavirus, teve uma atuação muito significativa, tendo destacado o município de Garibaldi na região por ser pioneiro no atendimento específico para sintomas gripais e na testagem da população.