Vila típica faz uma viagem pela cultura da imigração italiana.

224

Passar pela Vila Típica durante a Fenachamp é como embarcar em uma viagem ao passado e reencontrar os imigrantes italianos que colonizaram Garibaldi e a maior parte da Serra Gaúcha. Parreiras emolduram o casarão que reproduz a vida do início do século passado.

A cultura e as tradições são revividas na religiosidade, nos jogos de cartas, na comida, na reunião de famílias e resgatam uma fração do tempo que ainda persiste em varias comunidades do interior. E são os próprios moradores destas comunidades que apresentam a essência desta história.

Diversão, comida e cultura misturam-se em um memorial que recorda a imigração, com uma extensa programação de atividades que propicia ao visitante o privilégio de provar os mais saborosos produtos da região e da agricultura familiar.

Uma feira reúne produtos de agroindústrias da região e oferece sabores e aromas típicos das colônias. A igreja de madeira, que foi transportada de uma antiga comunidade do interior para o Parque da Fenachamp, valoriza a espiritualidade que tanto contribuiu para vencer os obstáculos da colonização.

Além disso, a música no dialeto “Talian” ajuda a contar a história da cultura local, assim como pães, cucas e grostolis feitos na hora e os típicos jogos da bocha, bisca e trissete.

Cassius André Fanti




%d blogueiros gostam disto: