Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
FEIRA ECOLÓGICA COMERCIALIZA PRODUTOS ORGÂNICOS EM QUATRO PONTOS DA CIDADE
By Volben Propaganda On 29 abr, 2016 At 05:09 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

18 anos se passaram desde que os primeiros feirantes começaram a se reunir na região central do município para vender produtos livres de agrotóxicos e pesticidas. De lá para cá, a freqüência das feiras ecológicas aumentou, e também conquistou novos espaços. Hoje, Bento Gonçalves promove cinco edições da Feira Ecológica por semana. Elas ocorrem nos bairros Centro (duas edições), Cidade Alta, Juventude e São Roque.

A coordenação fica a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), em parceria com a Associação dos Produtores Ecológicos de Bento (APEB). O secretário municipal da Agricultura, Zelavir Giordani, afirma que as feiras se consolidaram porque apresentam produtos com qualidade reconhecida pelos consumidores. “E diferentemente do mercado, a feira permite uma relação de confiança entre consumidores e feirantes. Essa relação que assegura o retorno do público”, observa.

Italvina Pereira tem 74 anos e frequenta a feira ecológica desde as primeiras edições. Moradora do centro, ela adquire produtos da feira realizada na rua Félix da Cunha, junto a Praça Centenário. Para ela, o sabor dos produtos comercializados é inconfundível. “Os alimentos têm um gosto diferente. A verdura é mais crocante, o mamão não tem aquele gosto amargo. Minha prima diz que comprar na feira sai mais caro. Mais caro? E comprar na farmácia, é melhor?”, indaga Italvina, sugerindo que a alimentação saudável previne doenças.

Além dos produtos orgânicos, os agricultores comercializam produtos típicos da gastronomia local, como tortas tirolesas, biscoitos, pães, cucas, entre outros. Todos certificados pelo Selo Sabor de Bento.

Quando é dia de feira?

*Sexta-feira: Bairro Juventude, na Rua Fernandes Vieira, entre as ruas Olavo Bilac e Visconde de São Gabriel. Das 14h às 18h30.

 

*Terça-feira: Bairro São Roque, na praça da Igreja Matriz. Das 10h às 13h

Bairro Centro, na rua Félix da Cunha (ao lado da Praça Centenário). Das 13h45 às 18h30

 

Além da Feira Ecológica, Bento sedia duas edições da Feira Livre. Essa ocorre em duas edições:

 

Feira Livre

-Centro

Local: Rua Barão do Rio Branco (comercializa orgânicos, junto à Feira Livre do Produtor Rural)

Horário: sábados, das 6h às 10h30

 

-Juventude

Local: Travessa Pelotas

Horário: 6h às 9h – terças-feiras

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>