Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Inscrições abertas para o 6º Rally Científico UCS
By Volben Propaganda On 13 maio, 2016 At 10:20 AM | Categorized As Educação e Cultura, Slider Inicial | With 0 Comments

66Estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas da região de abrangência do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, já podem se inscrever para o 6º Rally Científico, que irá acontecer no dia 18 de junho, na unidade universitária em Bento Gonçalves, a partir das 8 horas.

O Rally Científico tem como objetivo oportunizar aos alunos do Ensino Médio vivenciar a atmosfera científica e cultural da UCS por meio de atividades que os permitem conhecer a estrutura física da instituição e práticas desenvolvidas em cursos de Engenharia; bem como aplicar conhecimentos de diferentes áreas na resolução de problemas multidisciplinares. Trata-se de um concurso dividido em tarefas práticas e teóricas voltadas às ciências e tecnologias.

O evento é promovido pelo Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia, Núcleo de Apoio ao Ensino da Matemática e Projeto Engfut – Engenheiro do Futuro.

Para a professora Roselice Parmegiani, que coordenou cinco edições do Rally Científico, a atividade propicia aos estudantes do Ensino Médio “uma oportunidade de integração com o Ensino Superior, o despertar de talentos e o interesse pela continuidade dos estudos. Através de tarefas interdisciplinares e desafiadoras, as equipes desenvolvem uma série de habilidades necessárias ao trabalho conjunto e à tomada de decisões, aliando a teoria aprendida na escola à prática”.

Estudantes interessados é o que espera a atual coordenadora do Rally Cientítico, professora Tania Morelato. “Nossa expectativa é a participação de um grande número de escolas, com alunos motivados para a competição realizada por meio das tarefas. Em um ambiente informal esperamos que eles possam compreender e despertar para a ciência.”

Experiência

Douglas Moraes Soares, 22 anos, hoje é aluno do curso de Engenharia Mecânica no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e participou de uma das edições do Rally Científico quando estudava no Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, em Bento Gonçalves. Para ele, o rally foi uma motivação a mais para decidir por um curso na graduação. “Pude ter uma prévia do que encontraria na Universidade. No Rally todas as tarefas são desafiadores, assim como o curso de Engenharia Mecânica: os desafios são diários. Por isso, posso dizer que o Rally Científico foi de extrema importância para mim e é para os jovens, pois é o início de um ciclo para um futuro aluno ser inovador e pesquisador, como aconteceu comigo.”

As inscrições para o Rally Cientítico são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de maio, pelo site www.ucs.br, no link Eventos. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], com a professora Tânia Morelatto.

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.