Monte Belo do Sul acolhe 40 mil visitantes na 8ª Festa de Abertura da Vindima

Monte Belo do Sul acolhe 40 mil visitantes na 8ª Festa de Abertura da Vindima.

Encerrado no domingo (28), evento distribuiu 5 mil quilos de uva gratuitamente ao público durante os quatro dias do encontro.

Em um domingo para exaltar memórias, Monte Belo do Sul encerrou a maior Festa de Abertura da Vindima de sua história. Pelas ruas do município, passaram cerca de 40 mil pessoas – recorde de público – desde o dia 25 de janeiro, quando iniciou a intensa programação da oitava edição, dedicada a enaltecer a uva como símbolo da identidade de sua gente. Ao longo dos quatro dias, cinco mil quilos da fruta foram distribuídos gratuitamente aos visitantes.

“Vimos nossa história sendo revisitada e revivida diante de nossos olhos, reverenciando a memória de quem construiu Monte Belo do Sul e homenageando aqueles que seguem cultivando os valores da cultura, da fé e do trabalho”, disse o presidente da festa, Alvaro Manzoni, também secretário municipal da Cultura e Turismo. Esse resgate passou, literalmente, pelo público durante o desfile de carros alegóricos, uma das principais atrações desta edição, reservada para o dia de encerramento.

No início da tarde, as pessoas deixaram a Rua Sagrada Família, onde se concentrou o evento, para ocuparem a Rua Arthur Beltrame, logo na entrada da cidade. Ali, se perfilaram às margens da via a fim de acompanharem a história da imigração italiana recontada pela comunidade, representada por cerca de 450 participantes e ilustrada por mais de 30 alegorias. Entre elas, o público presenciou como o trabalho, representado por carros como do parreiral e da colheita; a fé, em alegorias como a dos capitéis; e a cultura, retratada em carros como o do filó; construíram a base socioeconômica da cidade.

Outro momento marcante do domingo foi a presença de Mafalda Minnozzi, no já histórico primeiro show internacional do município. Em meio a interpretações de trilhas de Ennio Moricone e de canções napolitanas e dos anos 1960, Mafalda puxou clássicos do folclore, sendo acompanhada por um extasiado público.

Novidade na programação da Festa de Abertura da Vindima, a pisa de uvas coletivas ocorreu nos quatro dias e encantou os visitantes. A atividade aconteceu seis vezes em diferentes dias – além de uma exclusivamente para autoridades, na abertura. Ao todo, aproximadamente 3.5 mil quilos da fruta foram esmagados pelos turistas, relembrando uma tradição trazida à Serra pelos primeiros imigrantes a fim de extrair o sumo para vinificação.

Para muitos, foi um momento de nostalgia. “Foi maravilhoso, lembrei de quando era nova e fazia isso na casa do meu pai”, disse dona Ana Maria de Oliveira, 78 anos, que veio de Guaporé para a festa. Para tantos outros, foi a primeira vez. “Vim aqui hoje só para fazer a pisa, nunca tinha feito. É muito bom, dá uma sensação relaxante”, contou Laura Manganelli, de Carlos Barbosa. Para alguns, foi a oportunidade de fazer algo conhecido, mas nunca feito. Sou de origem italiana, e lembro que meus avós faziam isso quando eu era pequeno, mas nuca tinha feito. Foi muito maravilhoso”, disse Gilmar Turatti, de Encantado.

A satisfação não era apenas dos turistas. Expositores locais como Bruno Faccin, da Faccin Vinhos Artesanais, aprovou a volta às origens da festa, na Rua Sagrada Família. “Está muito melhor essa. O layout da feira está muito melhor do que da última edição (2018), porque ficou melhor a circulação de pessoas. Como tudo está integrado, todas as pessoas circulam e consomem mais”, analisou Faccin, que exibiu o catálogo de vinhos de fermentação natural da marca, localizada na linha Armênia Baixa.

Pela primeira vez no evento, o produtor de cogumelos shimeji e de alho negro Felipe De Costa estava animado com os resultados. “Superou as nossas expectativas. O público está muito satisfeito com o que estamos oferecendo. Hoje cogumelo e alho negro, principalmente alho negro, é uma iguaria difícil de ser encontrada em qualquer cidade, então está se criando um mercado muito bom para esse produto”, disse o produtor de Monte Belo, da Linha Santo Isidoro.

A 8ª Festa de Abertura da Vindima contou com mais de 100 expositores entre fabricantes de máquinas agrícolas, vinícolas, estabelecimentos gastronômicos, além de feira concomitante com produtos locais e de fora de Monte Belo, a ExpoMonte. O evento também promoveu mais de 20 shows, com nomes como Os Monarcas e Nenhum de Nós, e realizou a 4ª Jornada Rural, direcionada ao aperfeiçoamento do produtor rural. “A festa é o lugar para mostrar a nossa força econômica, majoritariamente advinda da agricultura. A principal fonte de nossa economia está baseada na uva e no vinho, um legado dos imigrantes perpetuado em nossa comunidade e do qual nos orgulhamos em, mais uma vez, dividir com nossos visitantes”, disse o prefeito de Monte Belo, Adenir José Dallé.