Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Mostra de Grãos e Sementes busca sensibilizar para melhores hábitos
By Volben Propaganda On 16 maio, 2016 At 10:16 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

Com o objetivo de mostrar à comunidade os benefícios de uma alimentação saudável, a Secretaria Municipal de Educação de Garibaldi, através do Setor de Educação Ambiental realizou no dia 12 de maio, a 7ª Mostra Municipal Escolar com o tema: Grãos e Sementes. O evento foi realizado nas dependências da União de Moços Católicos.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito em exercício, Antônio Fachinelli reforçou a importância das sementes, que na verdade são o início de tudo. “Tudo inicia em uma semente e neste encontro estamos tendo a oportunidade de aprender com produtos responsáveis por gerar vida. Precisamos valorizar o que nos dá vida e proporciona uma vida mais saudável.”

Alunas da escola Pedro Cattani apresentaram a música ADONAI de Giovani Mattielo e por fim, o Frei Agenor Pitt deu a benção aos grãos, sementes e participantes.

Expondo na Mostra estiveram: IEE Profª Irmã Teofânia, EEEM Dante Grossi, EEEF Santo Antônio, EEEF São Marcos, EMEF Pedro Cattani, EMEF Madre Felicidade, EMEF Anita Garibaldi, EMEF Barão do Rio Branco, COOPEG, EMATER e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Saiba mais
A Mostra é a culminância de um trabalho realizado durante o ano de 2015 junto às escolas e entidades através do grupo de multiplicadoras ambientais. Foram apresentados trabalhos e receitas com degustação com os seguintes produtos: Milho, Café, Noz, Sorgo, Amendoim, Girassol, Linhaça, Grão-de-bico, Arroz, Alpiste, Gergelim, Pipoca, Feijão e olho de cabra.

Muitas pessoas não tem noção da importância das sementes e grãos para a alimentação. É muito comum na correria do dia a dia as pessoas não elaborarem um cardápio rico em nutrientes. O ideal é ingerir sementes ou grãos pelo menos três vezes por semana.

Leve uma vida mais saudável, inclua grãos integrais e sementes em sua alimentação também. Você sentirá a diferença. Os grãos integrais incluem todas as partes do grão natural, diferente dos refinados que perdem algumas de suas substâncias.

São ricos em carboidratos complexos, fibras, muitas vitaminas e minerais. Além disso, têm baixo teor de gorduras, e quando usados em combinação com feijão e outras leguminosas, tornam-se uma boa fonte de proteínas.

As sementes trazem muitos benefícios à saúde, pois elas são ricas em vitaminas E, C, complexo B e sais minerais como potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. Fornecendo antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as células do corpo.

Fonte e fotos: Prefeitura de Garibaldi

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>