Em Bento Gonçalves prefeitura estuda a implantação do GPS Rural em comunidades do interior do município

0
73
 

Um novo sistema que consiste no endereçamento das edificações rurais através da marcação de seu ponto georreferenciado está sendo estudado pela Administração Municipal para ser implantado em propriedades do interior do município.

Com base nisso, recentemente a equipe das secretarias de Segurança, Agricultura e também a Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC) realizaram uma visita técnica à cidade de Chapecó, Santa Catarina, para conhecer a funcionalidade do sistema GPS Rural, que visa facilitar o atendimento de ocorrências nas áreas mais afastadas.

O GPS Rural é um sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma offline bastando apenas cadastrar as propriedades rurais. Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro e salvamento como também o atendimento de ocorrências de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.

O secretário de administração e Diretor da CTEC, Matheus Barbosa, destaca sobre a realização do projeto.

“É um projeto que visa, além de outros benefícios, levar ao cidadão do interior melhor acesso a serviços de segurança (Guarda Civil, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros) e saúde (SAMU). O objetivo é dar celeridade no resguardo de vidas e patrimônios. Com essa ferramenta o socorro irá diretamente ao ponto, sem precisar parar e pedir informações, pois trabalhará com a precisão do georreferenciamento, conduzindo as viaturas até o local indicado. Constatamos que na cidade de Chapecó, com características similares a Bento Gonçalves, o resultado foi muito positivo e aqui será também. E é importante salientar que não vai ter custo para o cidadão que irá aderir ao serviço”, destaca.

O secretário de segurança, Paulo César de Carvalho, destacou também sobre a efetividade do projeto e a visita técnica realizada em Chapecó. “A visita teve como objetivo conhecer a funcionalidade do sistema GPS Rural. Esse procedimento garante a uma excelente prestação de socorro e salvamento, como também as ocorrências de furto e roubo nas áreas rurais, pela patrulha rural militar comunitária e a Guarda Civil Municipal”.

Para o secretário de agricultura, Volnei Christófoli “a população moradora do interior terá um atendimento mais rápido e qualificado através desse sistema. Com certeza será um importante modelo que será implantado para a nossa comunidade”, destaca.

As autoridades visitadas validaram o uso do GPS Rural em Chapecó/SC, que vem trazendo êxito em diversas operações, socorros e resgates. Foram visitados o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Chapecó, Jonas Bringhenti, Vice-Presidente da Sociedade Amigos de Chapecó, Alcides Ziglioli, o Tenente-Coronel Walter Parizotto – Comando do 6ºBBM (Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar); o Delegado e Coordenador do SAER-FRON, Albert Silveira; e o Tenente Coronel, Ademir Barcarollo, do Comando do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira.

Em Bento Gonçalves as Secretarias já estão trabalhando na fase interna da licitação que terá como objeto o GPS Rural para em breve publicar o edital do Pregão para posterior implantação.

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura