Em Carlos Barbosa Município anuncia novo decreto para conter aumento de casos na região

0
64
 

Novo decreto é baseado nas orientações da Amesne para todas as
prefeituras da Serra Gaúcha e tem restrições principalmente após as 22h.

Está em vigor, desde o dia 16 de Maio em todo Estado, o Decreto Estadual que instituiu o Sistema “3As” de Monitoramento (Aviso, Alerta e Ação) para fins de monitoramento do distanciamento controlado e que também, transferiu mais responsabilidade aos prefeitos com relação às novas regras de distanciamento.

Com isso, em 02 de Junho, foi emitido um Alerta pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado para a Macrorregião Serra, por causa do crescimento de casos e internações por Covid.

O município de Carlos Barbosa, após três semanas de maior flexibilização, sentiu a necessidade novamente em estipular regras mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, amparado pelas definições da Amesne.

Na última quinta-feira, 03, os prefeitos da região da Serra Gaúcha se reuniram de maneira remota, para definir estratégias e ações a fim de evitar que o contágio seja ainda maior.

Foram criadas cinco ações que estão programadas na resposta dos municípios ao Governo do Estado. Caso estas ações não sejam cumpridas, na próxima semana, poderá haver o primeiro pedido de Ação efetivamente, seguindo as regras da antiga “bandeira preta”.

Dentre as ações propostas e já enviadas ao Governo do Estado, estão:

1- Busca ativa por pessoas infectadas com a Covid-19, principalmente entre 20 e 59 anos, sendo este, o principal grupo que está no mercado de trabalho. O município entrará em contato com as empresas e entidades industriais como a ACI e CDL, para orientar que isole todo funcionário que vir a apresentar sintomas de Coronavírus e faça o teste o quanto antes, assim evitando o contágio de pessoas próximas a infectada ou que a mesma faça o isolamento sem necessidade;

2- Monitoramento de pessoas positivadas feito pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Brigada Militar;

3- Retorno da campanha de conscientização dos protocolos, pelo rádio e jornal;

4- Fiscalização dos protocolos obrigatórios e variáveis ligados ao Sistema “3As” de Monitoramento, também nos serviços essenciais;

5- Isolamento de parques e praças públicas e aumento das restrições com relação a todo segmento que inclui restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e similares, eventos infantis, eventos sociais e de entretenimento, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, pubs e cafés com entrada até as 22h e fechamento até as 23h59, podendo reabrir apenas às 6h do dia seguinte, em qualquer dia da semana, com exceção das atividades e serviços essenciais.

O novo protocolo também proíbe shows de música ao vivo em qualquer estabelecimento. Eventos corporativos acima de 100 pessoas e demais eventos poderão acontecer somente mediante autorização do comitê técnico regional da serra.

A Administração Municipal de Carlos Barbosa, amparada nas resoluções que a Amesne informa aos municípios da região, sempre lembra a importância dos protocolos de segurança, utilizando máscara e álcool em gel, além do distanciamento social.

Para denúncias de aglomerações noturnas ou qualquer outr ato que esteja infringindo estas normas e regras, pode-se entrar em contato pelo disque denúncia 54 3433-2155 ou o 190 da Brigada Militar.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie