Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
NOTÍCIAS DE BENTO – ESCOLA TANCREDO NEVES REALIZA REFORMA NA BIBLIOTECA
By Volben Propaganda On 10 mar, 2017 At 07:54 AM | Categorized As Educação e Cultura, Slider Inicial | With 0 Comments

No período de férias escolares, entre os dias 30 de janeiro e 15 de fevereiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Tancredo De Almeida Neves aproveitou para reestruturar a biblioteca da instituição.

 

Dentre as mudanças realizadas no local está a compra de prateleiras para colocar os livros separados por títulos, com espaço para guardar materiais na parte inferior, além da substituição das mesas com banquinhos baixos de madeira, por conjuntos de mesas e cadeiras no estilo Bistrô Slin, que proporciona mais conforto aos alunos no memento da leitura.

 

A biblioteca é um ambiente frequentado diariamente por alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. Durante as aulas de Língua Portuguesa, os alunos de Jardim a 9º ano utilizam o local para a leitura e retirada de livros, acompanhados pelos professores.

 

O espaço armazena um acervo com cerca de 10.000 títulos, incluindo livros de áreas específicas das disciplinas do currículo escolar, obras literárias infantis e infanto-juvenis, além da assinatura de periódicos, e de uma videoteca com 258 DVD’s sobre assuntos variados. No ambiente também estão materiais pedagógicos de apoio, como torso humano, planetário, célula humana, globo terrestre e mapas.

 

A escola desenvolve o Projeto de Leitura “Ler e Escrever: Compromisso de Todos”, que proporciona trinta minutos de leitura livre, para todos os alunos, uma vez por semana, e ocorre de forma simultânea em todas as turmas, independente da disciplina em que estiverem assistindo. O projeto visa não apenas criar nos estudantes o gosto pela leitura, como também estimular a produção de textos com coerência e coesão, melhorar a interpretação de textos e histórias lidas, identificar os vários gêneros textuais e refletir sobre as leituras, escrevendo pequenos relatos sobre o que leram.

 

“Os alunos chegam à biblioteca empolgados e acabam sendo estimulados a lerem, porque se sentem à vontade. A própria organização do lugar influencia, tanto é que já solicitaram para professora de português se é possível ter todas as aulas no espaço”, afirma a diretora da escola, Nelita Maria Zanovelo.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: SMED / Cibele Zardo

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.