Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Notícias de Bento – SMED realiza formação de musicalidade para auxiliares de Educação Infantil.
By Volben Propaganda On 19 maio, 2017 At 03:16 PM | Categorized As Educação e Cultura, Slider Inicial | With 0 Comments
Na quarta-feira, 17, aconteceu o segundo encontro de formação para as auxiliares de Educação Infantil com a proposta voltada para a área de musicalidade, ministrado pela professora e musicista Viviane Mello, na Secretaria Municipal de Educação.

 

Durante o encontro,que abordou a temática “O brincar e a musicalidade na Educação Infantil”, em alusão à Semana Mundial do Brincar, as auxiliares participaram de vivências práticas que propunham uma metodologia organizada em sete momentos distintos: entrada (momento de acolhida), hora do canto, parlendas e brincadeiras musicais, psicomotricidade, tempo e espaço, conjunto de percussão, relaxamento e hora da despedida. Cada momento abordou assuntos específicos, mas que se complementaram.

 

Na Hora do Canto o objetivo foi trabalhar questões envolvendo oralidade, a comunicação e aspectos relacionados ao canto como acompanhamento melódico, altura e afinação, além da preocupação com a saúde vocal da criança e características vocais.
O livro “Bichano”, de Tino Freitas, foi o pretexto para desenvolver as atividades seguintes de canto, a exploração de emoções, dos parâmetros do som como intensidade, timbre e discriminação sonora.
Já nas propostas sobre parlendas, rimas e brincadeiras musicais, bem como nas que envolveram psicomotricidade, tempo e espaço, foram abordados conhecimentos especificamente rítmicos.
Na etapa Conjunto de Percussão foram apresentadas possibilidades de construção de instrumentos musicais e objetos sonoros com materiais alternativos para acompanhamento de canções a fim de promover a experiência de “orquestra” com as crianças.
Por fim, ocorreram exercícios de relaxamento e despedida com o intuito de levar as crianças a compreenderem o processo de encerramento da aula e retornarem a calma e a concentração.
A formação teve por objetivo proporcionar reflexões sobre a importância do brincar na Educação Infantil e a contribuição da música para a realização desse processo. Além de subsidiar as auxiliares com estratégias e brincadeiras musicais para serem desenvolvidas em sala de aula com os alunos para promover o desenvolvimento cognitivo musical e a participação do indivíduo enquanto apreciador e/ou criador da produção cultural.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/ SMED

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>