Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Notícias de Carlos Barbosa – Cerca de 470 associados da Santa Clara participam de simpósios técnicos
By Volben Propaganda On 24 jun, 2016 At 11:47 AM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

Simpósio em Carlos Barbosa (2) Em torno de 470 associados à Santa Clara Clara participaram de simpósios sobre produção leiteira entre os dias 21 e 23 de junho nas cidades de Paraí, Veranópolis e Carlos Barbosa. O ciclo de palestras, finalizado na quinta-feira, iniciou em maio, onde foram realizadas capacitações nas cidades de Quinze de Novembro, Estação, Jacutinga e Paim Filho.

Os simpósios fazem parte do programa de incentivos aos associados, promovido pela Santa Clara há cerca de 18 anos como forma de capacitar o produtor, promover conhecimentos técnicos e levar novidades, tendências e ideias ao campo, qualificando a matéria-prima.

A médica veterinária Cristiane Azevedo palestrou, a convite da Bayer Animal Health, palestrou sobre estratégias essenciais para o controle de mastites, uma das doenças que mais afeta os rebanhos leiteiros. Segundo ela, o produtor precisa realizar um acompanhamento constaSimpósio em Carlos Barbosante dos animais para evitar, diagnosticar e tratar a doença precocemente.

“Não existe uma receita de bolo para o tratamento de mastites, já que ela é uma doença multifatorial. É preciso atitude, comprometimento e pró-atividade de cada produtor. É um trabalho constante, mas que compensa”, explicou.

João Luis dos Santos, engenheiro agrícola da Sanitech, falou sobre a importância da qualidade da água na produção leiteira. Para ele, a contaminação microbiológica da água não clorada é a principal causa de problemas relacionados ao elevado número de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS) ambiental.

O produtor Nivaldo Michetti, de Mato Grosso, destacou como a atividade leiteira muda a vida do produtor. Em uma palestra motivacional, Michetti contou sua trajetória de vida e de como iniciou na produção de gado aos 34 anos, com pouco conhecimento, em uma propriedade no interior de São Paulo. Segundo Michetti, a produção de leite proporciona ao produtor uma atividade honesta, sólida, segura, com liquidez e previsão de crescimento.

Sobre a Santa Clara

Com 104 anos de história, a Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. Com sede em Carlos Barbosa e presente, através de seus 5.000 associados, em mais de 100 municípios gaúchos, atua nos ramos de Laticínios e Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 20 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um mix de 280 produtos, entre Laticínios e Frigorífico.

 

Fotos: Fabrício Romio

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.