Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Novidades da Nova Zelândia no cultivo do quivi
By Volben Propaganda On 9 jun, 2016 At 06:06 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

 

Miguel Pertele -divulgação

Foto: Miguel Pertele atua há mais de dez anos na cultura do quivi na Nova Zelândia

Evento gratuito é parte das iniciativas da Embrapa Uva e Vinho para alavancar a cultura da fruta

Na manhã do dia 17 de junho, produtores e técnicos poderão conhecer as mais novas técnicas de poda e condução do quivizeiro, que serão apresentadas por Miguel Pertele, gerente de produção da Whitehall Fruitpackers (Nova Zelândia), durante o Seminário Técnico sobre o cultivo do quivi, na Sede da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves, RS).

Peterle é natural de Veranópolis, mas há mais de dez anos trabalha com a cultura do quivi na Nova Zelândia, país que é um dos maiores produtores mundiais da fruta e é referência no seu cultivo. A Whitehall Fruitpackers (WFP), empresa na qual realiza atividades relacionadas à produção e ao desenvolvimento de novos pomares e novas variedades, produziu em 2015 mais de 6 milhões de kilos da fruta e é a maior produtora de quivi orgânico do mundo.

Além desta palestra, os participantes irão conhecer as ações de pesquisa em quivi, que serão apresentadas por Samar Velho da Silveira, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do projeto “Estabelecimento e implementação de programa de boas práticas agrícolas para a produção de quivi mediante rede de parcerias estratégicas – Redequivi”. A equipe do Projeto conta com representantes da Embrapa Uva e Vinho, de produtores, de instituições como as universidades de Caxias do Sul e Federal do Rio Grande do Sul, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do RS (Fepagro), a Emater/RS-Ascar, a Secretaria de Agricultura de Farroupilha, Sindicato Patronal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, além das empresas Proterra – Engenharia Agronômica, Silvestrin Frutas e Fischer S/A.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente pelo telefone (54) 3455- 8088.

Serviço:

O que: Seminário Técnico sobre quivi

Dia: 17 de junho de 2016

Horário: Das 9h às 11h30

Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho – Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves – RS

Programa:

9h – Abertura

9h15 – Contextualização sobre as ações de pesquisa em quivi – Samar Velho da Silveira

9h45 – Avanços em poda e condução na cultura do quivi – Miguel Peterle

10h45 – Perguntas e debate

11h30 – Encerramento

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente pelo telefone (54) 3455-8088.

 

Embrapa

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>