Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Ouvidoria eletrônica da Câmara Municipal de Bento Gonçalves entra no ar
By Volben Propaganda On 13 maio, 2016 At 09:01 AM | Categorized As Política, Slider Inicial | With 0 Comments

DSC00238

Serviço online permite a qualquer pessoa encaminhar de forma rápida e fácil qualquer tipo de manifestação à Casa, inclusive de forma anônima

Entrou em funcionamento nesta semana o novo sistema de Ouvidoria eletrônica da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. O serviço pode ser acessado por meio de dois links na página inicial do portal do Legislativo municipal: um localizado na parte superior da tela (denominado “Ouvidoria”) e outro abaixo das notícias em destaque, ao lado do link para o Portal da Transparência.

Criada pela Resolução nº 150/2015, a Ouvidoria da Casa oferece aos cidadãos a possibilidade de se manifestar a respeito de assuntos que envolvam a atuação da Câmara, por meio de denúncias, reclamações, sugestões e elogios. Ela também é um canal através do qual qualquer pessoa pode solicitar informações relativas ao Legislativo municipal.

Na página principal do novo sistema, há explicações detalhadas sobre as diversas formas através das quais os interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria, as quais incluem o contato via e-mail ([email protected]), correspondência (Avenida Dr. Casagrande, 270), telefone (54-2105-9700), atendimento presencial e, agora, também por meio do site da Câmara.

Para realizar uma manifestação online, o usuário deve clicar no link “Registrar Manifestação” e selecionar, em uma lista, o tipo de contato que está sendo feito – denúncia, elogio, informação/solicitação, reclamação/crítica ou sugestão. Em seguida, deve ser redigido o texto, o qual deve ser apresentado de forma clara e objetiva. É possível também anexar um arquivo à manifestação, caso o interessado considere necessário ou conveniente para conferir melhor embasamento à mesma.

A identificação é opcional e, caso seja feita, deve ser escolhido o meio através do qual se deseja receber a resposta ao pedido (por e-mail, telefone ou de forma presencial, na própria sede do Legislativo). Ao final do processo, é gerado um número de protocolo que permite ao usuário, identificado ou anônimo, conferir, no próprio sistema, o andamento e o retorno à sua manifestação, o que pode ser feito por meio do link “Consultar Manifestação”, também presente na página inicial do serviço. As respostas são dadas no menor período de tempo possível.

A disponibilização do novo serviço tem por objetivo aprimorar a transparência das atividades da Câmara Municipal de Bento Gonçalves e a aproximação entre o Poder Legislativo e a população, visando manter o grau de excelência que garantiu à Casa a obtenção do Prêmio Transparência na Internet do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) por dois anos consecutivos – 2014 e 2015.

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!

 

Murilo Zardo
Jornalista

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.