Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
PA 24 horas Zona Norte é entregue oficialmente à comunidade de Bento
By Volben Propaganda On 3 jul, 2016 At 09:03 AM | Categorized As Slider Inicial, Vida e Saúde e Beleza | With 0 Comments

DSC_09271Foi entregue oficialmente à comunidade na tarde desta sexta-feira, 01, mais uma importante obra para a população de Bento Gonçalves, há muito aguardada por todos os moradores, especialmente os da zona norte do município: o Pronto Atendimento (PA) 24 horas.

 

No local, além de atuarem dois médicos, 24 horas por dia, sete dias por semana, trabalham também uma enfermeira em cada turno, uma enfermeira coordenadora, dois técnicos em enfermagem em cada turno, quatro auxiliares administrativos, higienizadoras e vigilante. A estrutura do Pronto Atendimento é composta por três consultórios médicos, sala de acolhimento, sala de emergência, sala de observação com dois leitos masculinos e dois leitos femininos, sala de nebulização e farmácia aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com farmacêutica responsável, o que permitirá aos usuários a retirada de medicamentos de uso controlado, mediante apresentação de receita, além dos medicamentos receitados nos atendimentos e medicamentos de uso contínuo. Os pacientes podem permanecer em observação por um período de 24 horas para elucidação diagnóstica ou estabilização do quadro clínico.

 

Para o prefeito Guilherme Pasin, a entrega do PA 24h para a comunidade da Zona Norte emociona. “É uma obra que vem a somar com os investimentos já realizados nesta parte da cidade, são pavimentações, a primeira Escola de Tempo Integral, revitalização e academia de saúde na praça, entre outros. É um orgulho entregar mais esse grande passo para saude pública de Bento Gonçalves, e um sonho antigo da comunidade”, destaca.

 

Em cinco dias, o PA já prestou cerca de 650 atendimentos, o que demonstra grande aceitação da comunidade, que agora não precisa mais se deslocar até a UPA. Localizada à Rua Arlindo Franklin Barbosa, 251, a unidade tem o propósito de, além de estar mais próxima aos moradores da zona norte, contribuir para a redução do número de atendimentos e do tempo de espera na UPA.

 

O PA funciona como unidade de baixa complexidade, destinada exclusivamente a atendimentos de urgência e emergência. O local não conta com atendimento pediátrico, porém, caso haja a necessidade, o clínico geral de plantão fará a estabilização da criança e encaminhará o paciente para a UPA ou para o hospital. Pacientes que necessitarem de consultas de rotina ou consultas básicas (hipertensão, diabetes, dores crônicas e renovação de receituário), além de curativos, devem continuar procurando as unidades de saúde dos bairros.

 
Foto: Emanuele Nicola

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.