Prefeito e vice de Garibaldi apresentam balancete dos 100 dias de governo

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Na manhã desta segunda-feira, dia 12, o prefeito Alex Carniel e o vice-prefeito Sérgio Chesini apresentaram a imprensa, as ações e balancete econômico dos primeiros 100 dias de governo.

Nos primeiros meses, com uma gestão rígida e focada em atingir o reequilíbrio econômico do caixa, sem deixar de atender as necessidades da população, foi possível a recomposição financeira, “pagando somente o necessário, o justo, e atendendo somente as questões mais prioritárias”, enfatiza o vice-prefeito.

Três foram os fatores que contribuíram para a formação do caixa, a gestão rígida das despesas, com o comprometimento de todos os Secretários, o recebimento maior das receitas vindas do Governo Federal, Estadual e Municipal, além da suspensão das atividades escolares, bem como, dos eventos turísticos e esportivos.

De acordo com a apresentação, a atual Administração Municipal realizou a recomposição com um total em caixa R$ 15.121.220,27. Além disso, foram pagos R$ 1.566.624,56 em dívidas, de um total de R$ 13.418.032,33.

O Executivo apresentou também os investimentos por Secretaria, totalizando somente em saúde, o valor de R$ 6.374.233,44, sendo oriundos dos recursos municipais R$ 3.809.411,26, ou seja, 59,76%, e os demais recursos Estaduais e Federais.

“Administrando centavo por centavo, com ações sérias, responsáveis, comprometidas com o zelo dos recursos dos nossos cidadãos conseguimos em três meses garantir a recomposição do caixa. O que nos garante, se precisarmos investir, ainda mais em saúde, tanto na compra de vacinas contra Covid-19 ou para qualquer situação emergencial, além do orçamento. A saúde é a nossa principal prioridade, tudo que gastarmos em saúde, se conseguirmos salvar uma única vida, já justifica todo o esforço”, afirma o vice-prefeito Sérgio Chesini.

Na oportunidade, o prefeito Alex Carniel apresentou as principais ações de cada Secretaria, e enfatizou a importância do trabalho responsável diante das circunstâncias apresentadas pela Pandemia.

“Mesmo em meio a tantas situações atípicas, conseguimos organizar as Secretarias, promover mudanças significativas e atender a nossa população, sem deixar ninguém sem atendimento durante essa pandemia que nos assola”, ressalta o Prefeito.

Ações apresentadas:

Aprovação das Leis Municipais:

– Prorrogação IPTU e ISSF

– Autorização para aquisição de Vacinas contra Covid-19

– Lei que amplia o benefício do transporte universitário

– Repasse de R$ 275.000,00 para aquisição de dois leitos completos para UTI COVID

– Acréscimo de Horas Médicas para o PAM (ampliação convênio com Hospital)

– Contratação de 10 Técnicos em Enfermagem para atendimento Covid

– Redução do valor da URM para o IPTU, ISS, Taxa de Lixo e demais taxas de 23,14% para 4,52%

Projetos de Lei em Tramitação:

– Renovação dos contratos de Fiscais Covid.

– Abertura de Crédito Especial e inclusão de Meta na LDO para Rua Irmão José Sion.

– Adequação da Lei do ISS para incluir Cartões de Crédito, Planos de Saúde, etc.

Encaminhamento de diversas demandas junto à Amesne e Governo do Estado para flexibilização das atividades econômicas e retorno das aulas prejudicadas com a Pandemia de Covid-19.

Ordem de serviço que determina que o reajuste de todos os contratos e convênios do município sejam aplicados até o limite do IPCA.

Solicitação de recursos através de emendas parlamentares junto ao Governo Federal:

– Emenda do Deputado Federal Geronimo Goergen de 1 milhão de reais para pavimentação das ruas Verônica Battistelo, João Bridi e uma parte da rua Treze de Maio.

– Emenda do Deputado Federal Geronimo Goergen de 100 mil reais para aquisição de um veículo utilitário com acessibilidade para a APAE.

– Habilitação permanente dos leitos de UTI com intermediação do Senador Heinze.

Ampliação do projeto de cercamento eletrônico.

Reposicionamento e conserto de câmeras de monitoramento.

Realização do programa PISEG voltado a área da segurança com a parceria público-privado através de incentivos empresariais.

Recebimento de 86 placas de indicação de ruas.

Revisão do contrato de operação para abastecimento dos veículos da frota.

Manutenção dos Programas de Incentivos as empresas

Assinatura do convênio com a EMATER/ASCAR, com a ampliação de mais um técnico para o atendimento ao produtor rural

Inclusão de 4 novos empreendedores na Incubadora Empresarial

Avaliação de um sistema digitalizado para processos de abertura de empresas e renovações de Alvarás

Confirmação de novo empreendimento no Bairro Garibaldina. Início da revisão do Plano Plurianual

Avaliações e modificações no Projeto do Plano de Mobilidade Urbana

Reuniões com a CORSAN referentes ao abastecimento de água no município e limpeza da barragem de abastecimento

4,1 toneladas de resíduos eletrônicos destinados corretamente.

Parcerias para recolhimento de resíduos de difícil destinação como vidros, lâmpadas e pilhas.

Licenças Ambientais e demais documentos emitidos no período:

– 05 Licenças de Instalação.

– 32 Licenças de Operação.

– 02 Licenças Únicas.

– 14 Declarações.

– 05 Declarações de Alteração de Responsabilidade Ambiental.

– 08 Autorizações em Geral.

– 234 Pareceres Técnicos Ambientais

– 83 Comunicações de Despacho

Reabertura de processo junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente visando a renovação do Convênio Mata Atlântica.

Desde Julho de 2019 o município havia perdido o convênio Mata Atlântica.

132 castrações realizadas através do Departamento de Proteção Animal e 60 fiscalizações de maus tratos a animais.

Manejos e manutenções de contêineres da coleta seletiva para melhor logística na coleta de resíduos seletivos no Município, como a troca de contêineres que estavam apresentando defeitos na área central do Município.

Distribuição dos benefícios como cestas básicas, auxilio funeral e auxilio passagem.

Reestruturação da Secretaria Municipal de Assistência Social, com melhor adequação dos setores, junto ao prédio.

Coleta, seleção e distribuição de doações.

Reestruturação da Coordenadoria da Mulher.

Designação de profissional para assessorar e organizar os Conselhos da Assistência Social.

Retomada da Regularização Fundiária Urbana – REURB.

Levantamento de todos os processos existentes no Departamento da Habitação, para regularização dos loteamentos.

Parcerias com o SINE/FGTAS para implantação de grupos de qualificação.

Retorno do passeio do TIM-TIM, aos sábados com o agendamento de grupos.

Apoio a Press Trip da Vindima, realizado pela agência Conceito.com, que teve a participação de 15 influenciadores digitais que atingem público.

Decoração de Páscoa no centro da cidade.

Show de Páscoa no dia 3 de abril transmitido ao vivo desde o Museu Municipal.

Sequência ao trabalho de promoção online no site turístico e nos perfis oficiais no Facebook, Instagram e Youtube, com produção de conteúdo que evidencia os aspectos histórico-culturais de Garibaldi.

Atendimento aos contemplados da Lei Aldir Blanc, ao todo são 32 projetos.

Promoção no Caderno Destinos do Festuris, com texto e fotos turísticas.

Nomeação de Jones de Paoli como coordenador do Museu de Garibaldi.

Reorganização da Secretaria Municipal de Obras

Manutenção da frota de veículos.

Estudo para implantação do sistema digital para aprovação de projetos.

Obras em andamento:

– Alargamento da Rua Irmão José Sion.

– Asfaltamento:

– Trecho entre Fenachamp e São Miguel – 1.065m.

– Ligação entre Alencar Araripe e Alcides Santarosa – 327m.

– Araújo e Souza a São Gotardo – 1.000m.

– São Gotardo a Araújo e Souza – 1.000m.

– São Gotardo a Araújo e Souza – 225m.

– Marcorama a São Roque – 500m – concluído.

– São Jorge a Santo Alexandre – 680m.

Calçamento Paralelepípedo:

– Rua Barão do Triunfo Etapa 1 – 265m e Etapa 2 – 320m. Ambas em processo de licitação (verba Federal).

– Rua Ângelo Breda – 900m.

– Rua Ângelo Breda – 468m – concluída.

– Rua João Romio – 180m.

– Rua Ronaldo Agostini – 650m – concluída.

– Rua Domingos de Marchi – 208,63m.

Pavimentação: – Rua Honoratto Toretti (verba Federal) – 470m.(licitação e licença ambiental)

– Estrada Marcilio Dias – 360m.

– Rua Clemente Dalcin – 117m.

Remodelação do trevo de acesso à cidade, no bairro Cairú.

Sanitários públicos no complexo do Ginásio Municipal.

Obra de ampliação da EMEI Semeando o Futuro.

Ampliação da EMEF Atílio Tosin.

Obras PPCI nas EMEF Visconde do Cairú e EMEI Crescendo com Alegria.

Obras de PPCI no Posto Central e Unidade Básica de Saúde São Francisco.

Obra de PPCI da EMEF Madre Justina Inês.

PPCI do PAM e da Unidade Básica de Saúde do Santa Terezinha, ordem de início será assinada hoje.

Educação Municipal Infantil:

– Expansão no horário de atendimento das crianças de 4 horas para 6 horas.

– 2020 – total de crianças atendidas: 141 crianças.

– 2021 – mês de fevereiro: 486 crianças.

Visita do Coordenador do Programa Escola Cívico Militar Sr. Marcelo Dorneles do Santos, e assinatura da manifestação de interesse do município.

Por ocasião da suspensão das atividades presenciais, as profissionais escolares estão tendo formação continuada diária através de links com textos e atividades pedagógicas.

Ampliação das parcerias com as Escolas Particulares de Educação Infantil conveniadas para ampliação de oferta de vagas.

Reparos e pequenas obras, manutenção física nos prédios escolares.

Cursos online de formação de Professores de Ensino Fundamental através de parceria com a Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Execução de desratização, desinsetização, limpeza das caixas d’água nas escolas municipais.

Doações de alimentos da merenda escolar para famílias de alunos em decorrência da pandemia.

Ampliação dos atendimentos na Unidade Básica de Saúde do Fenachamp de segunda à sexta-feira com disponibilização de:

– Médico Ginecologista a cada 15 dias.

– Médico Clinico Geral 3 vezes por semana.

– Médico Pediatra 1 vez por semana.

Nova Unidade Básica de Saúde no Bairro Tamandaré com Médico Ginecologista a cada 15 dias.

Farmácia Municipal com horário ampliado das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia.

Implantação da Sala de Curativos no Posto Central com funcionamento das 8h às 12h.

Ampliação do número de sessões de fisioterapia domiciliar passando das 60, para 150 sessões/mês.

Ampliação do horário de atendimento do Ambulatório COVID das 7h às 20h, onde também ocorreu o reforço da equipe com mais profissionais da saúde.

Habilitação permanente até o fim da pandemia de 10 leitos de UTI junto ao Hospital Beneficente São Pedro.

Ampliação de mais 5 leitos de UTI com a devida habilitação. Totalizando 15 leitos de UTI habilitados junto ao Ministério da Saúde.

Repasse de R$ 275 mil para aquisição de dois leitos completos para UTI COVID.

Foram disponibilizados materiais e equipe de profissionais possibilitando o aumento de atendimento junto ao Hospital Beneficente São Pedro.

Contratação de 10 Técnicos de Enfermagem para o enfrentamento à pandemia por prazo determinado de até 12 meses.

Ampliação no número de agentes de fiscalização no município de 2 para 4 fiscais no setor de fiscalização.

PAM e Unidades Básicas de Saúde contam com nova coordenadora.

Setor da Dengue conta com Coordenador para ampliar o trabalho de prevenção desenvolvido pelo setor.

Reestruturação da regulação, agendamentos e transportes.

Reestruturação da Sala e Equipes de Vacinas.

Parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, onde os mesmos fazem o transporte dos pacientes do ambulatório COVID para o Hospital São Pedro.

Realização de Cirurgias de Alta Complexidade junto ao Hospital São Carlos de Farroupilha, com cota anual de 12 cirurgias.

Inicio do processo de informatização e interligação das informações de todas as Unidades Básicas de Saúde com a Secretaria para marcação de consultas, exames e distribuição de medicamentos.

Vacinação contra o Coronavírus.

– Vacinados com 1ª dose: 5.577. – Vacinados com 2ª dose: 972.

– Até amanhã teremos 6.011 vacinados com 1ª dose.

– Até o final do mês de abril, estaremos com mais de 3 mil vacinados com a 2ª dose

Fotos: Marina Teles

Assessoria de Comunicação Social